Capacidade do sistema prisional alagoano aumenta 36% em 2023

Publicado em 28/11/2023, às 13h39
Jorge Santos / Seris -

Agência Alagoas

Os investimentos do Governo do Estado e da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) garantiram a ampliação de número de vagas nas unidades prisionais para pessoas privadas de liberdade. Houve um incremento de 36% do ano passado para cá, subindo de 3,6 mil para mais de 4,9 mil.

LEIA TAMBÉM

No mesmo período, mesmo com o aumento da população carcerária recolhida nas unidades prisionais alagoanas, de pouco mais de 4,5 mil para 4,7 mil entre 2022 e 2023, a abertura de novas vagas zerou o déficit carcerário.

O estado, que antes tinha 619 policiais penais, conta atualmente com 868, um incremento de mais 40% do efetivo.

Ainda dentro da política de valorização dos servidores, durante a gestão do governador Paulo Dantas e do secretário Diogo Teixeira, os policiais penais passaram a ocupar cargos de destaque. Foi dessa engrenagem que Alagoas precisava para movimentar e ampliar forças na área da segurança pública.

Sem população carcerária excedente, graças à abertura de vagas com a entrega de ampliações e de unidades de prisionais, a Seris conseguiu implementar ações de promoção na educação, na saúde e no trabalho para pessoas privadas de liberdade.

A ampliação de vagas e investimento proporcionaram melhores condições de trabalho aos policiais penais, mais disciplina, ressocialização e desenvolvimento de projetos que tornaram Alagoas uma das referências no país na gestão de políticas direcionadas às pessoas provadas de liberdade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influenciadora agredida por Babal Guimarães revela exposição e trauma: ‘quero paz’ Confira os horários especiais de funcionamento do Hemoal no feriadão Concurso elege 'Melhor Pão Francês' de Alagoas; confira o resultado Alagoas tem mais de 3.500 moradias em construção; veja municípios contemplados