Caractere "proibido" pode travar definitivamente o iPhone; tome cuidado

Publicado em 16/02/2018, às 22h13

Redação


LEIA TAMBÉM

A internet virou um campo minado para usuários de iPhone. A descoberta de um simples caractere indiano que pode travar aplicativos tornou a utilização do celular em algo que deve ser feito com muito cuidado enquanto a Apple não lança uma atualização, que já está em produção.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2013, houve um caso notável quando o iOS passou a travar quando usuários recebiam uma sequência de caracteres persas. A informação foi explorada pelo blog brasileiro de humor Não Salvo, que aproveitou sua enorme base de seguidores para “trollar” usuários de iPhones, que passaram a ter dificuldades de usar o celular.

Neste novo caso, as empresas que fornecem as plataformas de comunicação estão agindo mais rapidamente do que a Apple para proteger seus usuários. É impossível publicar o tal caractere no Twitter, que percebe a intenção maliciosa, mas existem vários usuários que conseguiram colocar o símbolo em seus nomes de usuário, que causa o mesmo efeito. O Facebook também combate publicações com o ícone, mas não consegue impedir seu uso nos aplicativos criptografados como no WhatsApp e nas conversas secretas do Messenger.

O grande problema acontece quando o usuário recebe uma dessas mensagens com as notificações ligadas, o que não é nada fora da realidade. Ao fazer isso, o celular trava de uma forma bem feia, forçando o aparelho a entrar em uma tela preta de carregamento. O vídeo acima demonstra o que acontece quando uma notificação contém o caractere proibido; o que ele não mostra é que o aparelho teve que ser ligado ao iTunes no PC para ter o sistema operacional restaurado por ter sido "brickado", tornando-se incapaz de ligar novamente.

Então, enquanto não sair o iOS 11.2.6, tome cuidado e esteja preparado para atualizar seu celular o mais rápido possível. Se você tiver amigos “engraçadinhos” que podem tentar abusar dessa vulnerabilidade para te importunar, é recomendável no mínimo desativar as notificações de aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger. 

Se você foi vítima de um ataque do tipo e seu iPhone não liga mais, como aconteceu com o nosso iPhone de testes, você pode ter as instruções detalhadas de como realizar a restauração do iOS no site oficial da Apple.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades