Veículo com descarga alterada é recolhido durante operação em Jaraguá

Publicado em 30/05/2025, às 15h00
Veículo de luxo com alterações em suas características é recolhido durante operação - Ascom DMTT

Secom Maceió

Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizaram, na noite da última quinta-feira (29), mais uma etapa da operação Ruído Zero. Durante a ação, na parte baixa da cidade, as equipes abordaram um veículo de luxo rebaixado e com a descarga alterada. Tratava-se de um Mitsubishi Lancer de cor preta. 

LEIA TAMBÉM

A abordagem foi realizada nas proximidades do Mercado das Artes, no Jaraguá. Foram constatadas irregularidades como a modificação do sistema de suspensão, escapamento sem o silenciador e também a substituição dos faróis e lanternas do veículo. Nenhuma das alterações constava no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

"Toda alteração feita no veículo precisa constar no documento do mesmo. Aqui constatamos algumas alterações que podem interferir diretamente na segurança do condutor do automóvel e dos demais condutores e pedestres", destacou Nicollas Albuquerque, coordenador do Grupamento de Pronta Resposta (GPROR) do DMTT.

O condutor foi autuado nas três situações, todas pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O veículo foi recolhido para o pátio do DMTT, no Tabuleiro do Martins. Ainda durante a ação, os agentes realizaram abordagens em outros pontos dos bairros Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O diretor de Policiamento Viário, Carlos Moura, destacou a importância da operação. "Recebemos inúmeras denúncias sobre veículos com a chamada descarga livre. E seguiremos com nossas ações para coibir a prática e garantir o bem-estar das pessoas", disse.

Ruído Zero

A operação tem como objetivo coibir a circulação de veículos irregulares e que emitem ruídos excessivos, com descargas alteradas, causando incômodo às pessoas, principalmente idosos, crianças e pessoas com autismo. O trabalho das equipes acontece em várias regiões da capital alagoana, atendendo denúncias da população e seguindo um cronograma.

A iniciativa tem como prioridade garantir a segurança viária e a mobilidade urbana para todos.

Flagrantes podem ser denunciados ao DMTT pelo aplicativo NOI Cidadão, pelo número 118, de segunda-feira a sexta-feira, e ainda no (82) 3312-5340, que funciona 24 horas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças