Carboidrato vicia? Entenda efeito que pães e massas causam no corpo

Publicado em 06/07/2018, às 09h13

Redação

O corte de consumo de carboidratos refinados da dieta tem sido orientação frequente de nutricionistas a pacientes que pretendem emagrecer. O nutriente, inclusive, tem sido associado não somente ao ganho de peso como também a inflamações e problemas de saúde quando ingerido em excesso.

LEIA TAMBÉM

No caso de pães e massas, por exemplo, a farinha branca, base para os alimentos, é considerada a principal vilã do processo. Ela é digerida muito rapidamente pelo organismo, o que faz com que o corpo não seja capaz de se sentir saciado, resultando em consumo além do necessário e, consequentemente, ganho de gordura corporal.

Além da dificuldade em experimentar saciedade, o corpo também pode ficar viciado em carboidrato, segundo um estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition. De acordo com a pesquisa, os carboidratos refinados estimulam regiões do cérebro responsáveis pela dependência química e compulsão alimentar.

Ao realizarem um experimento com 12 homens com sobrepeso, os cientistas descobriram que uma área do cérebro responsável pelo armazenamento de memórias emocionais intensas e pelo vício era ativada momentos depois do consumo de um alimento rico em açúcar – no caso, um milk-shake – que são carboidratos de digestão rápida.

A ingestão da bebida açucarada fez com que os níveis de glicose no sangue despencassem após atingirem um pico, causando uma alta oscilação que faz com que o cérebro se mobilize para o indivíduo consuma ainda mais carboidratos, funcionando como um mecanismo de vício.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados