Cardiologista explica perigos do consumo exagerado de álcool para o coração durante carnaval

Publicado em 07/02/2023, às 13h25
Reprodução -

Assessoria

O carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil. Alguns aproveitam o feriado para descansar, já outros, caem na folia das festas e blocos de rua.  E nesse período, é comum o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, porém, é importante estar atento em relação ao uso exagerado de álcool no organismo, em especial, no coração.

LEIA TAMBÉM

Nada em excesso faz bem, e isso também vale para as bebidas alcoólicas. Sua ingestão de forma exagerada pode prejudicar as enzimas cardíacas, deixando o coração mais fraco, e, como consequência, sem força para bombear o sangue para o corpo da pessoa, que pode ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar e, até mesmo, parada cardíaca.

“A associação entre o consumo de álcool e doenças cardiovasculares é um assunto de extrema atenção, principalmente em datas festivas, em que o aumento do consumo deste aumenta consideravelmente”, explicou o cardiologista do Hospital do Coração, Helder Marx. 

De acordo com um relatório da Federação Mundial do Coração, “ingerir álcool aumenta o risco de vários problemas cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e aneurisma da aorta.”

Ainda segundo o cardiologista, “a associação de fatores de risco somado à alta ingestão de álcool pode ser fator de desfechos cardiovasculares, assunto este pouco comentado devido a grande propaganda e o fator econômico gerado durante os períodos festivos”.

Vale ressaltar que, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, sendo mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações