Carnaval do Recife começará na quinta e terá um dia a mais pela 1ª vez

Publicado em 21/10/2023, às 10h45
Foto: Reprodução -

José Matheus Santos/FolhaPress

O Carnaval do Recife terá um dia a mais em 2024 pela primeira vez na história. Isso porque a abertura da festa mais popular da cidade acontecerá na quinta-feira, um dia antes do habitual.

LEIA TAMBÉM

Com isso, a capital pernambucana terá abertura no mesmo dia da vizinha Olinda e de Salvador (BA), dois dos principais polos carnavalescos do país. Assim, o início da festa será dia 8 de fevereiro de 2024 no Marco Zero, no centro do Recife.

Um dos principais objetivos da medida é ampliar o impacto econômico da festa na cidade. Em 2022, a prefeitura disse que a folia movimentou R$ 2,5 bilhões na economia da cidade. A expectativa é que esse número cresça 20% com um dia a mais em 2024.

Outro impacto imediato será mais espaço na grade de apresentações para o setor cultural. A abertura dos Carnavais de Recife e Olinda no mesmo dia também trará um desafio extra para a segurança pública, que terá que atuar em dois eventos de grande porte no mesmo dia --os dois locais ficam a menos de 6 km de distância.

A prefeitura do Recife deve anunciar até o fim de outubro parte das atrações do Carnaval de 2024, uma antecipação de cerca de dois meses em relação aos anúncios anteriores. Em 2022, a apresentação de Caetano Veloso foi a novidade dentre os cantores de fora do estado.

O entorno do prefeito João Campos (PSB) avalia, nos bastidores, que a antecipação ajudará turistas a se programarem para a ida ao Recife para os eventos. Uma campanha de atração do público de fora será realizada.

Em 2022, mais de 2,7 milhões de foliões curtiram a festa nos 44 polos da cidade, com uma média de 300 mil pessoas por dia no Marco Zero, principal polo da cidade.

A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco foi de 96,12% no Carnaval de 2022. Na ocasião, a permanência média passou para cinco noites, ultrapassando o dado anterior, que era de 4 noites.

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura do Recife anunciou os dois homenageados do Carnaval de 2024.

Uma delas será a cirandeira Lia de Itamaracá. A artista foi declarada patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2021. A expectativa é que haja uma apresentação dela durante a abertura do Carnaval recifense. A artista completará 80 anos em 2024.

A festa no Recife também renderá homenagem ao cantor Chico Science (1966-1997). Nascido no Recife e criado em Olinda, o músico foi o principal representante do Movimento Manguebeat, que completou 30 anos em 2023.

O movimento une tradicionais elementos da cultura nordestina, como coco e maracatu, ao rock, hip-hop e à música eletrônica. O Manguebeat ainda carrega discursos político e ambiental nas suas letras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações