Redação
Um vídeo que circulou no final de semana nas redes sociais e aplicativos de mensagem gerou uma discussão sobre a pertinência de um desfile de um bloco de Carnaval nas dependências do Hospital Geral do Estado (HGE).
LEIA TAMBÉM
Nas imagens, que você confere abaixo, os servidores desfilam pelos corredores da unidade com um estandarte com a sigla do hospital, e de fundo o som da banda do Corpo de Bombeiros. Muito barulho? Animação exagerada para esse tipo de ambiente? Ou humanização, para levantar o astral dos pacientes levando para os enfermos um pouco do clima positivo da folia de momo?
Nesta segunda-feira, 05, a direção do Hospital se manifestou por meio de nota, onde defende a animação dos servidores e esclarece que os "foliões" não percorreram locais com pacientes mais críticos, como áreas especializadas em cardiologia, AVC e de cuidados intensivos. A nota (leia na íntegra, no final da matéria) diz ainda que a música traz benefícios para a saúde como: alívio de dores, estímulo à memória, promove comunicação, cria vínculos e até renova a vitalidade. Esta ação faz parte da tradição dos servidores em humanizar o ambiente hospitalar.
Para alguns servidores do próprio HGE, assim como depoimentos em redes sociais, a folia pareceu "exagerada".
"A intenção é a humanização. Mas o barulho foi muito alto, então o erro está no exagero", disse uma servidora ao TNH1. "Trata-se da divulgação do bloco do HGE, mas poderia ter sido mais contido, tenho dúvidas se não incomodou aos pacientes", disse outra funcionária.
Na página do TNH1 no Facebook, um internauta defendeu: "Tá certo, levou alegria para aquelas pessoas que ficam ali só pensando na doença, já é um pouco de alegria", disse um jovem.
"Todo mundo tem direito de brincar o carnaval. Já que eles não podem ir ao carnaval, o carnaval vem até eles. Nada contra", disse outro internauta.
Em tempos de redes sociais, onde o vídeo foi parar, as avaliações são as mais diversas, restando a direção ponderar na validade de realizar os próximos "desfiles".
NOTA DE ESCLARECIMENTO - FREVO NOS CORREDORES DO HGE
O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que o frevo levado a alguns corredores na manhã da última sexta-feira (02) não comprometeu os serviços qualificados do maior hospital público de Alagoas e tampouco percorreu locais com pacientes mais críticos, como áreas especializadas em cardiologia, AVC e de cuidados intensivos.
Também informa que a música traz benefícios para a saúde, como: alívio de dores, estímulo à memória, promove comunicação, cria vínculos e até renova a vitalidade. Esta ação faz parte da tradição dos servidores em humanizar o ambiente hospitalar, que contou com a participação de integrantes da Polícia Militar de Alagoas, para animar os pacientes, acompanhantes e servidores que não podem dispor da alegria do carnaval, respeitando usuários e profissionais da saúde no desempenho de suas funções, além de lançar o convite para o bloco HGE na Folia, que há 11 anos os próprios servidores levam ao evento Jaraguá Folia.
É válido ressaltar que nenhuma reclamação foi registrada pelos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Na Pediatria, por exemplo, as crianças encantadas com a alegria e com a música. Entretanto, qualquer reclamação pode ser feita em nosso setor Ouvidoria.
Assessoria de Comunicação do Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela
LEIA MAIS