Redação
No Nordeste brasileiro o carneiro é o rei, principalmente no interior. Ele é presente de casamento, noivado, aniversário e até prêmio em partida de futebol. Seja grelhado ou guisado. o bichinho é sinônimo de felicidade e, na antiga Amélia Rosa, em Maceió, a iguaria ganhou um espaço para ser chamado de seu: “Carneiródromo”, com cortes grelhados de manta, picanha, carré, costela e carne de sol, e mais linguiça, buchada e carneiro guisado.
LEIA TAMBÉM
Manta de cordeiro a boa pedida da nova casa na antiga Amélia Rosa
O Carneiródromo é uma ideia dos sócios Luiz Grossi e Cícero Lopes, em trazer à capital a tradição do interior para o dia a dia, almoço ou jantar, num local vizinho ao restaurante Dona Branca. No espaço das carnes grelhadas, são seis churrasqueiros para cuidar dos cortes de carneiros temperados apenas no sal grosso.
Carneiro guisado também tem seu espaço garantido
Provei a manta, uma das estrelas do Carneiródromo, macia, suculenta e sal na medida certa. Para escoltar, feijão verde (bem novinho), arroz biro biro (mistura com ovo, bacon, cebola e batata palha), farofa, vinagrete e macaxeira na manteiga. Tem porções para quatro e duas pessoas.
Detalhe: qualquer corte de carneiro vem premiado, explicando melhor, para duas pessoas, se ganha dois chopes Devassa, e se for para quatro, são quatro Devassas de graça.
Vejam o que eu mais gostei:
Admirável costelinha de carneiro
Costelinha de carneiro é boa, bem grelhada com gordurinha necessária, apenas no sal grosso. Também para o almoço vem com os mesmos acompanhamentos, arroz biro biro, feijão verde, vinagrete, farofa e macaxeira.
Para petiscar linguiça de carneiro
Linguicinha de carneiro vem toda enrolada, bem temperada, acompanhada da macaxeira bem cozida, é de fazer festa, e ainda com a promoção de dois chopes.
Buchada da Giselda é muito boa. Alagoana tem 40 anos de experiência
Cozinheira das boas – O tempero da alagoana Giselda Figueiredo eu já conhecia de Riacho Doce, do Restaurante do Zezé. Giselda, viúva de seu Zezé, há mais de 40 anos prepara buchada, mas só por encomenda. Pois bem, agora, ela é a responsável pela iguaria no Carneiródromo. Ela mostrou como cada saquinho de buchada deve ser bem limpo para receber o saparatel. Com o aval da alagoana, a tradição nordestina merece atenção, bem como o carneiro guisado, macio e no tempero tradicional.Giselda é uma cozinheira primorosa.
A maioria dos carneiros vem da própria fazenda do Luiz, na cidade de Piranhas, mas segundo o gerente Cicero, como a demanda é grande, também são comprados carneiros de outros produtores da região, e todos são animais novos.
Conheci o Carneiródromo a convite da assessoria de imprensa Pró- Pauta (Hannah Copertino e Marcelo Terra)
Rota Carneiródromo
Preços vão de R$ 12 a R$ 65,00. Aceita cartões
Funciona todos os dias, das 11h até a meia noite.
Os chopes de graça com os pratos de carneiro é uma promoção. Portanto consulte antes o garçom.
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 186 – Jatiúca. Telefone:(82) 3317-1058
LEIA MAIS