Carro elétricos são realmente mais seguros? Novo estudo responde

Publicado em 03/05/2024, às 21h35
Pexels -

Olhar Digital

A indústria automobilística aposta todas as suas fichas que o futuro da mobilidade será elétrico. Apesar dos avanços, muitos ainda se perguntam: os carros elétricos são realmente mais seguros? Os incidentes envolvendo incêndios, por exemplo, ainda assustam, mas, uma nova pesquisa realizada pelo TechXplore conclui que a preocupação é exagerada.

LEIA TAMBÉM

Nível de segurança independe do sistema de propulsão

O que explica a superioridade dos EVs em segurança?

Graças às baterias posicionadas na base do carro, os EVs levam mais peso e desfrutam de centros de gravidade mais baixos que os veículos convencionais. Essa configuração reduz drasticamente a probabilidade de acidentes de capotamento, por exemplo, que apresentam alto índice de fatalidade.

No lado da tecnologia, a maioria dos carros elétricos também possuem os mais recentes sistemas de segurança e sistemas de prevenção de colisões de última geração que reforçam a proteção dos ocupantes.

Quais são os riscos dos automóveis elétricos?

Embora o peso ofereça uma vantagem na proteção, estudos de colisões também apontam que modelos mais pesados ​​quase sempre geram mais danos em outros veículos em caso de batida. Além disso, os EVs operam silenciosamente mesmo em velocidade mais alta, representando riscos para ciclistas e outras pessoas que podem não ouvir a sua aproximação.

A esperança é que os avanços tecnológicos ajudem a superar os obstáculos de segurança com materiais mais leves, novas tecnologias de detecção de obstáculos e algoritmos mais inteligentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: casal de ladrões é flagrado fazendo sexo enquanto rouba restaurante Mulher vai ao hospital se queixando de dor de barriga e sai dois dias depois com bebê recém-nascido Policial pode ser expulsa após ficar embriagada em festa e assediar sexualmente quatro colegas Mortes após enchentes na Ásia se aproximam de 1.800; países esperam mais chuva