Carteira de Identidade Nacional já é emitida por 17 cartórios de Alagoas

Publicado em 15/10/2025, às 12h36
- Foto: Caio Loureiro/TJAL

TNH1 com Assessoria TJ AL

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação civil no Brasil, que utiliza o CPF como número único. Atualmente, ela pode ser emitida por 17 cartórios de Alagoas, com o custo de R$ 40 para emissão da 1ª via, e de R$ 76 para a 2ª via.

LEIA TAMBÉM

O presidente Fábio Bittencourt, que deu início ao projeto de implementação do serviço quando estava à frente da Corregedoria Geral de Alagoas (CGJAL), ressaltou o alcance social da ação.

“Como os cartórios têm uma grande capilaridade, essa possibilidade é muito positiva para a população, principalmente nos cartórios de municípios mais longínquos. Que todos os cartórios possam colocar esse serviço à disposição da população”.

Confira os 17 cartórios aqui.

“É um serviço que vem para melhorar o atendimento ao público, pois esse é um documento essencial à cidadania”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, durante reunião sobre a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CNI) por diversos cartórios do estado. 

Foto: Caio Loureiro/TJAL

 

Serviço

O serviço é fruto de convênio firmado entre o Tribunal de Justiça (TJAL), Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Governo de Alagoas e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL).

Segundo o presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, o apoio dos órgãos de Justiça foi essencial para a implantação do serviço. “Facilita muito a vida da população, e o apoio do Tribunal e da Corregedoria foi primordial para que o projeto fosse aprovado e implantado no estado”.

Para emitir o documento, o interessado deve levar a certidão de nascimento legível, de preferência atualizada. O documento é entregue em até vinte dias no mesmo cartório onde foi solicitado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE