Casa das Marias realiza palestra sobre presença das mulheres na área de tecnologia

Publicado em 16/06/2025, às 15h53
Débora Sirotheau, professora e especialista em TI, será a palestrante - Divulgação

Assessoria

Com o tema “Tecnologia é Coisa de Mulher: Inclusão, Oportunidades e Futuro”, a palestra promovida pelo Instituto Maria Edite da Silva – Casa das Marias, de Taquarana, no próximo dia 18/06, às 15h30, será, ao vivo, no canal As Marias do Brasil, no YoutTube.

LEIA TAMBÉM

O evento faz parte do conteúdo dos cursos de informática básica oferecidos através do projeto Informaria: inclusão de mulheres rurais e negras na tecnologia, patrocinado pelo Instituto Equatorial e a parceria da empresa federal SERPRO e a Secretaria Municipal de Educação de Taquarana / Prefeitura de Taquarana.

A finalidade do projeto é promover a inclusão sociodigital, inserção da mulher rural e negra no mundo da TI, já que o município é majoritariamente agrícola e possui cinco comunidades quilombolas certificadas. Além de melhorar o currículo das alunas para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo feminino em diversos segmentos.

“Essas mulheres não sabiam ligar e desligar um computador. Agora já sabem digitar texto, fazer planilhas e outras tarefas. A inclusão delas na tecnologia tem um impacto profundo e positivo para a promoção de ambientes de trabalho mais igualitários e produtivos.” afirma Kely Aline, segunda vice-presidente e assessora de comunicação do IMES – Casa das Marias.

A palestra é gratuita, aberta ao público e online para aumentar o acesso. Será realizada pela professora e especialista em TI, Débora Sirotheau, gerente do Departamento de Combate à Fraude Cibernética do Serpro, com vasto conhecimento e experiência na área. É pós-graduação em redes de computadores pela Universidade do Pará (UFPA), advogada pós-graduada em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Além de certificada CIPM E CDPO/BR pela IAPP, certificada NIST CSF 2.0 e NIST RMF e conselheira titular do CNPD/ANPD. Palestrante. Foi Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Estadual de Privacidade e Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará e Vice-Presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados da OAB Nacional.

“Queremos oferecer o melhor as nossas beneficiadas para que concluam o curso e sintam segurança para enfrentar o mercado de trabalho.” argumenta Kely Aline.

O objetivo é falar sobre a carreira no mercado de trabalho, buscando inspirar as mulheres das duas turmas do projeto e outras interessadas na área e oferecer suporte para quem ainda tem dúvidas. Nos últimos anos, as mulheres vêm conquistando seu espaço neste mercado e criando oportunidades para outras. A presença feminina na tecnologia sempre existiu, mas costumava ser ofuscada pelos homens, que dominavam essa área. Agora, as mulheres vêm conquistando seu espaço e tendo mais representatividade nesse setor, o que se tornou uma forma de incentivar outras a atuarem no segmento e explorarem suas habilidades.

O Instituto Equatorial, que patrocinam o projeto, participará da palestra, através de representantes da área de Digital Inovação (Equatorial Serviços) e da área de Transformação Digital (EQT Lab).

Sobre o Instituto Equatorial

Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um importante legado do Grupo Equatorial, do qual a CEEE Equatorial faz parte. Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua, o Instituto desenvolve soluções adaptadas às realidades locais, fortalecendo parcerias entre as comunidades e diversos setores da sociedade. Alinhado a estratégias sustentáveis, o Instituto Equatorial trabalha para ampliar o impacto positivo nas comunidades, promovendo a integração entre o desenvolvimento social e econômico.

Serviço: link para participar da palestra: https://youtu.be/hSicMekf1Mw?si=8sRg8Be4RQ5inMoJ

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer