Redação
Tem gente que coleciona histórias hilárias, que até lembram cenas do filme Bagdad Café. Esse é o caso do suíço Didier e da mineira Lisa Vieira Mittaz, casal que, depois de oito meses de peregrinação por praias do Nordeste, escolheu a cidade de Porto de Pedras para viver e empreender. No pedacinho de chão com o barulhinho do mar e dos coqueirais, o casal ergueu a Pousada Villages, com cinco bangalôs charmosos e um ‘senhor’ café da manhã, com direito a pãezinhos de queijo feitos na hora.
LEIA TAMBÉM
Mas, antes de apresentar a pousada, vou explicar por que a história do casal lembra Bagdad Café. No filme, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) é abandonada pelo marido no deserto do Arizona (EUA) até chegar ao posto-motel Bagdad Café, lugar que muda a vida de Jasmin e das pessoas ao seu redor.
Na vida real, Lisa e Didier não brigaram, muito pelo contrário, se conheceram em Morro de São Paulo (BA), logo casaram e moraram 25 anos na Suíça. Depois resolveram pelo Nordeste em busca do ‘paraíso’, alguém indicou São Miguel dos Milagres. Na rodoviária, o casal comprou as passagens em busca do sonho, era o mês de abril de 2012, às 17h30, mas o ônibus não entrou na cidade e eles tiveram que descer no trevo da usina; lá, ficaram horas, como se diz, “de mala e cuia”.
Apesar de caminhos errados, o destino conspirou a favor do casal. “Quando chegamos em São Miguel dos Milagres, a cor do mar conquistou nossos corações”, conta Lisa.
Eles passaram dois meses procurando terreno e compraram um sítio de coqueiros em Porto de Pedras, retornaram à Suíça e, em fevereiro de 2014, inauguraram o Villages (nome em homenagem a praia dos Lages).
Villages é charmoso, mas sem ostentação. São cinco chalés bem confortáveis . No jardim, tem horta orgânica, flores e coqueiros. Piscina para curtir, o mar por perto… e o café da manhã é o tal.
No café, os pães são todos artesanais preparados pela Lisa. Tem integral, brioche, madeleine (bolinho francês) e o divino pãozinho de queijo. As geleias das frutas da época também são produzidas na cozinha da pousada. O café não é regional, mas é bom à beça.
Além do café da manhã, a pousada oferece petiscos (cardápio na piscina e na praia), e dos bons, como o polvo à vinagrete, receita à mineira de Lisa. Para almoçar e jantar em Porto de Pedras há ótimos restaurantes.
Lisa define o conceito da pousada de “maison d’hôtes”; em bom português: casa dos convidados. E, realmente, tem todo o sentido. Nos bangalôs, tem um pouco do nosso sonho de um lugar tranquilo, de casa, de família, amigos, o mar, os coqueiros e as simpáticas companhias dos cachorros Filu e Neguinho Vira Lata e do gato Pipoca.
No dia que eu saboreei o café da manhã, ainda houve a visita de um porco-espinho, que logo foi devolvido à natureza.
Porto de Pedras é uma típica cidadezinha de interior, mas, de uns tempos para cá, ganhou empreendimentos charmosos e saborosos, a exemplo dos restaurantes Ui Bistrô, Beija Flor, Balaio de Gato, além dos tradicionais, como o Peixada da Marinete. Em breve, todos serão roteiros bem legais no meu blog.
Mesmo com chuva, Porto de Pedras é lindo, e mergulhar no final da tarde com o sol tímido é meu melhor programa… o mar parece só nosso.
Rota Pousada Villages
Cinco bangalôs para casais
Rua da praia, sem número, Praia de Lages (sítio dos Lages) – Porto de Pedras (litoral norte de Alagoas)
Telefones: 9801.4400 e 3298.6580
Aceita cartão de crédito
LEIA MAIS