'Casa Esperança' que havia resistido à lava do vulcão nas Ilhas Canárias é destruída: 'Perdemos tudo'

Publicado em 30/09/2021, às 15h13
Reprodução / Instagram / I Love The World -

O Globo

A casa que havia sido poupada em meio à erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, também foi destruída. A imagem do chalé intacto rodeado pelo que restou após a passagem da lava foi compartilhada em todo o mundo e celebrada como sinal de esperaça. Nesta quarta-feira, porém, o casal dinamarquês dono da propriedade confirmou que a ela também desmoronou.

LEIA TAMBÉM

— Tudo está destruído. Perdemos tudo de nossa amada ilha. É muito triste. Inge e eu estamos arrasados — lamentou o dono da casa, Rainer Cocq, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo. A fotografia foi feita com um drone pelo espanhol Alfonso Escalero e publicada na página dele em uma rede social. Por causa da pandemia de Covid-19, Rainer e a mulher, Inge, não visitavam a ilha desde o início de 2020, e ficaram sabendo do estado da residência graças ao registro de Escalero.

Uma semana depois, porém, Rainer soube que o material expelido pela rocha destruiu não apenas a casa de campo de 45 metros quadrados, como também o jardim da mulher, onde havia palmeiras e dragoeiros e os três mil metros de seus vinhedos, cujas uvas logo seriam colhidas. — Parte de nossas vidas se perdeu com isso — disse o empresário aposentado.

Ele conta que nesta época do ano ambos já estariam arrumando as malas para deixar o frio dinamarquês e aproveitar o clima de La Palma. — Costumávamos ir em outubro e novembro para colher as uvas. Mas agora não sobrou nada. Primeiro engoliu as vinhas. Agora também devorou nossa casa — contou.

Há mais de 30 anos, Inge e Rainer Cocq decidiram que iriam comprar uma casa em La Palma. Foi quando conheceram Ada, que morava na ilha desde 1976 e comandava uma empresa de construção com o marido e o cunhado. Eles então projetaram o chalé para o casal no povoado de El Paraíso, um dos mais afetados pela lava do vulcão até o momento.

Lava chega ao mar

A lava do vulcão formou uma "pirâmide" de 50 metros após chegar ao mar na noite de terça-feira, segundo o Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO). Nuvens de vapor foram vistas quando o magma entrou em contato com a água, o que suscitou preocupações acerca da liberação de gases tóxicos e reações químicas que podem irritar os olhos e a pele, além de prejudicar a respiração. Segundo o programa europeu de satélites Copernicus, a lava destruiu em 10 dias de erupção 656 casas e afetou 744 construções. A superfície coberta pelo magma abrange uma área de 267,5 hectares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias