Casa inteligente é usada como prova contra dono acusado de crime

Publicado em 29/12/2016, às 22h52

Redação

Grandes empresas como Apple, Samsung e Amazon estão apostando que nossas casas se tornarão mais inteligentes graças a dispositivos conectados à internet. Um efeito imprevisto disso é que essas residências poderão ajudar na investigação de crimes.

LEIA TAMBÉM

Segundo o The Information, a polícia de Bentonville (EUA) investigou a casa de James Andrew Bates, acusado de matar Victor Collins, e diz que o medidor de água inteligente pode ser usado como prova do crime.

O medidor mostra que 530 litros de água foram usados ​​entre 1h e 3h da manhã na noite em que Collins foi encontrado morto na banheira de Bates. Os investigadores alegam que a água foi usada para lavar as provas do que teria acontecido na varanda da casa.

A polícia também emitiu um mandado para que a Amazon cedesse todos os áudios e registros gravados pelo Echo que pertence a Bates. Trata-se de um alto-falante inteligente que usa “reconhecimento de fala de campo distante” para constantemente ouvir seus comandos de voz.

A Amazon se recusou a entregar à polícia os dados que o Echo gravou nos servidores da empresa, mas cedeu detalhes da conta de Bates, incluindo as compras dele. Em comunicado ao Engadget, a empresa diz:

A Amazon não divulga informações sobre clientes sem uma solicitação legal válida e vinculativa devidamente entregue a nós. Por rotina, a Amazon se opõe a demandas excessivas ou impróprias.

O Echo só captura áudio (e o transmite para a nuvem) quando o dispositivo ouve a palavra “Alexa”, nome da assistente pessoal da Amazon. Um anel na parte superior do dispositivo fica azul para indicar visualmente que o áudio está sendo gravado. Esses trechos ficam armazenados na nuvem até que o cliente os remova individualmente, ou todos de uma vez, neste link.

O caso levanta algumas questões sobre privacidade: os dados de dispositivos inteligentes em nossa casa deveriam ser usados contra nós em casos criminais? Há também outro problema: e se o dispositivo fizer medições incorretas – toda tecnologia é passível de falhas – e for usado como prova mesmo assim?

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes