Gabriel Lincoln: reconstituição da abordagem da PM que acabou em morte tem data marcada

Publicado em 26/06/2025, às 12h49
- Arquivo

Gabriel Amorim

As investigações sobre a morte de Gabriel Lincoln Pereira da Silva, de 16 anos, podem ganhar um novo capítulo com a realização da reprodução simulada da abordagem policial que terminou com o adolescente morto. A reconstituição foi marcada para o dia 15 de julho, em Palmeira dos Índios, município do Agreste alagoano.

LEIA TAMBÉM

O procedimento ocorrerá no mesmo local e horário da morte do jovem, e contará com a presença de peritos criminais, testemunhas, delegados da Polícia Civil e representantes do Ministério Público Estadual.

Gabriel Lincoln foi morto no dia 3 de maio durante uma ação da Polícia Militar. O caso gerou grande repercussão e mobilizou protestos nas ruas e nas redes sociais. Dois relatos opostos cercam a investigação:

O pai do menor, Cícero Pereira, comemorou a marcação da reconstituição. "É uma luta danada. A gente está um pouco aliviado [com a reprodução]. Estávamos ansiosos para esse momento acontecer", disse, em vídeo enviado ao Fique Alerta, da TV Pajuçara/RECORD.

Andamento das investigações

A comissão de delegados que acompanha o caso também aguarda o resultado do exame residuográfico, que busca identificar se havia pólvora na arma apreendida com o menor. Segundo o delegado Alexandre Leite, diretor da DPJ3 (Diretoria de Polícia Judiciária da Região 3), a arma possui número de registro, mas não está cadastrada no sistema da Polícia Federal.

Leite também ressaltou que o resultado do exame pode ter sido prejudicado pelo tempo decorrido entre a apreensão e a coleta do material, que foi superior a 36 horas. Ainda assim, o laudo é considerado essencial para esclarecer pontos cruciais do inquérito.

Em entrevista ao programa Fique Alerta, o delegado João Paulo Canuto afirmou que a fase de depoimentos foi concluída. Ao todo, 15 pessoas já foram ouvidas, entre elas os policiais envolvidos na ocorrência.

A expectativa é de que, com a reconstituição e a conclusão dos laudos periciais, o inquérito ganhe novos elementos para definir os rumos da investigação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falsos clientes de supermercado são presos por furto de leite e de garrafas de uísque e vodca Dono de ferro-velho e suspeito de furtar fios de cobre de prefeitura são presos no Agreste Dupla armada rende homem e rouba moto, R$ 900 e celular durante a madrugada Perseguição e ameaças nas redes: homem é preso após invadir casa da ex em Maceió