Caso Leôncio: MPF requisita inquérito da PF para investigação de morte de elefante-marinho

Publicado em 07/04/2026, às 16h09
- Divulgação/Biota

TNH1 com assessoria

Ler resumo da notícia

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas requisitou a instauração de inquérito policial à Polícia Federal para apurar a morte do elefante-marinho batizado de “Leôncio”, encontrado no litoral sul do estado. A medida foi adotada após a análise de laudo técnico que aponta indícios de ação humana na morte do animal.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o despacho assinado pelo procurador da República Lucas Horta, a materialidade do crime está comprovada por exame de necropsia, que concluiu que o animal sofreu politraumatismo grave causado por instrumento cortante, com lesões provocadas ainda em vida.

Crime ambiental

Em tese, a conduta se enquadra como crime contra a fauna, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), por matar espécime da fauna silvestre. O caso pode ter agravante, já que o fato ocorreu na área da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Jequiá da Praia, uma unidade de conservação federal.

Apesar da comprovação do crime, a autoria ainda é desconhecida, o que motivou o pedido de investigação à Polícia Federal.

O MPF requisitou uma série de diligências para auxiliar na identificação dos responsáveis. O prazo inicial para a realização das diligências é de 90 dias.

“Casos como esse evidenciam a importância da proteção da fauna silvestre e do respeito às áreas de conservação. A responsabilização é parte dessa proteção, mas também é preciso reforçar a conscientização da sociedade”, comentou o procurador Lucas Horta.

Atuação do MPF

A atuação do MPF no caso se justifica pelo fato de o crime ter ocorrido em unidade de conservação federal, o que atrai a competência da Justiça Federal. O objetivo é garantir a apuração completa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, caso confirmada a prática de crime ambiental.

O que diz a Polícia Federal

O TNH1 entrou em contato com a Polícia Federal, por meio da assessoria de comunicação em Alagoas, e foi informado ao portal que a PF ainda "vai abrir o inquérito" para investigar o caso. No entanto, não foi especificado se a abertura da investigação foi de ofício ou se deu após a determinação do MPF. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chance de El Niño muito forte a partir de setembro sobe para 97%, diz agência dos EUA Manchas de óleos são registradas na faixa de areia da Praia do Saco, em Marechal Deodoro Manchas de óleo aparecem em trecho da praia entre Riacho Doce e Guaxuma Maceió tem 8 trechos de praias impróprios para banho na véspera do Feriadão