Redação
LEIA TAMBÉM
O senador Renan Calheiros (MDB/AL), um dos principais aliados de Paulo Dantas, afastado hoje do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça, se pronunciou dizendo que o caso, de 2017, é de competência da justiça estadual e que “foi parar no STJ por uma armação de Lira (deputado federal Arthur Lira) e lá perambulou por vários gabinetes até cair nas mãos certas da ministra bolsonarista Laurita Vaz, que não tem competência para o caso”.
Renan Calheiros disse ainda que ele e o senador Randolfe Rodrigues representarão contra a ministra Laurita Vaz no Conselho Nacional de Justiça, “pela decisão descabida e nitidamente política faltando poucos dias para a eleição”.
O afastamento do governador Paulo Dantas, candidato à reeleição, determinado pelo Superior Tribunal de Justiça, permanece sub judice pelo menos até quinta-feira, quando a própria corte, pelo seu pleno, deve analisar o caso em sessão extraordinária.
A decisão da ministra Laurita Vaz, relatora de processo, acatou a pedido do Ministério Público Federal.
Dantas está retornando de São Paulo e ainda hoje deve se pronunciar oficialmente sobre o episódio.
Enquanto isso, estão sendo avaliadas medidas jurídicas para reverter a situação e o vice governador, José Wanderley Neto, fica na expectativa de assumir interinamente o cargo de titular, em atendimento à determinação judicial..
“Decisões judiciais devem ser cumpridas”, avalia um assessor do Palácio República dos Palmares, quanto ao cumprimento do que foi determinado pelo STJ para a posse de Wanderley.
Vários políticos, intelectuais e jornalistas brasileiros estão questionando o afastamento de Paulo Dantas a pouco dias de ocorrer o segundo turno das eleições, sendo ele o candidato favorito – pelas pesquisas e pela grande diferença que colocou no primeiro turno sobre o concorrente, Rodrigo Cunha (União Brasil).
Dantas no primeiro turno obteve 46% dos votos, contra 26% de Cunha.
Vários partidos políticos devem anunciar ainda hoje uma nota de solidariedade ao governador.
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar