Caso Pinheiro: MPF promove reunião para acompanhar trabalhos da Junta Técnica

Publicado em 21/08/2020, às 13h58
TNH1 -

Ascom MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas participou de reunião com representantes da Defensoria Pública da União e Estadual, da Defesa Civil de Maceió, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, bem como advogados e Engenheiros da empresa petroquímica Braskem S.A.

LEIA TAMBÉM

A reunião contou com a participação das procuradoras da República Julia Cadete, Niedja Kaspary, Raquel Teixeira e Roberta Bomfim, que compõem a força-tarefa do MPF para o Caso Pinheiro, e teve o intuito de colher informações para o procedimento administrativo n. 1.11.000.000345/2020-86, instaurado para acompanhamento dos trabalhos da Junta Técnica nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

A Junta Técnica é responsável pela vistoria dos imóveis situados nas áreas classificadas como criticidade 01. Uma vez constatada a vulnerabilidade do imóvel e, portanto, a necessidade de realocação imediata, o morador passa a ter a possibilidade de ingressar nos fluxos de desocupação e indenização definidos no acordo.

Na reunião percebeu-se que a demanda reprimida da Junta Técnica diminuiu consideravelmente a partir da ampliação da área de criticidade 00 pela atualização do Mapa de Setorização de Danos e o Termo Aditivo celebrado em julho de 2020, o que também propiciará maior celeridade nas novas vistorias e nas que ainda estão pendentes.

A Junta é composta pela Defesa Civil Municipal, Nacional e por um perito indicado pela Braskem.

Durante a reunião, foi discutido o Plano de Desenvolvimento da Junta Técnica, para entender quais as dificuldades do trabalho e estabelecer as soluções necessárias para realização das visitas. A partir das discussões foi constatada a necessidade de reforço das equipes, para que as atividades possam ter a celeridade necessária para atender os moradores que ainda aguardam o monitoramento das suas residências.

Questionados pelas procuradoras sobre a quantidade razoável de duplas necessárias, os participantes apontaram a necessidade de ampliação da equipe para 27 duplas.

Encaminhamentos - Diante da situação, os representantes do MPF, DPU e DPE solicitaram aos presentes a adoção de providências para o aumento da equipe da Junta Técnica para 27 duplas, e a otimização das rotas realizadas para garantir maior rapidez ao processo, no prazo de 10 dias úteis.

Além disso, também devem ser contratados mais um coordenador da assistência técnica e um perito da Braskem, assim como a adoção das medidas necessárias para que a Junta Técnica atenda as prioridades legais. 

Para a continuidade do acompanhamento dos trabalhos, será realizada mais uma reunião, agendada para o dia 02 de Setembro, quando a Defesa Civil Nacional informará sobre a possibilidade do aumento de sua equipe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês