Casos de óbitos por Covid-19 crescem 30% em Alagoas, aponta relatório da Ufal

Publicado em 15/03/2021, às 12h16
Foto: Folhapress -

Eberth Lins

Alagoas teve um aumento de 30% nos óbitos causados pela Covid-19 e voltou a superar a marca semanal de 100 mortes pela doença. Essa marca não era registrada desde o início de agosto de 2020, segundo o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

LEIA TAMBÉM

"A evolução dos casos indica que devemos ter um aumento de casos graves e óbitos nas próximas semanas, o que pode fazer com que ultrapassemos os números observados na primeira onda", ressaltou  o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.

De acordo com o Observatório, os indicadores continuam apontando para o descontrole da transmissão da Covid no estado, o que tem refletido no aumento da incidência de casos confirmados e suspeitos, além do incremento na ocupação hospitalar.

Arapiraca, Maceió e a 10ª Região Sanitária (que engloba os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'água do Casado, Pariconha e Piranhas) foram as localidades que apresentaram as maiores incidências de casos em relação às suas populações na 10ª Semana Epidemiológica, iguais a 259, 224 e 70 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

 A expectativa é da continuidade da expansão de casos nas próximas semanas, o que, na sequência, pode resultar no aumento de casos graves e óbitos.    

O número de casos suspeitos também continua subindo, tendo 15.101 notificações, nesse domingo (14). Considerando que 51% dos exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) na última semana tiveram resultado positivo, o número representa um incremento de aproximadamente 7.500 casos entre os casos confirmados.

Ocupação hospitalar 

Ontem (14), a taxa de ocupação hospitalar dos leitos de UTI estava em 83%, isto é, além do 80% que é o limite máximo recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para adoção do lockdown. "Apesar de a oferta de leitos continuar subindo, não tem sido suficiente para conter o aumento da taxa de ocupação. Com isso, a expectativa é de que o governo do estado anuncie novas medidas restritivas ao longo dessa semana", explicou Bádue.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados