Cassação de Cunha: recurso será votado hoje na Câmara

Publicado em 12/07/2016, às 07h47

Redação

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados volta a analisar nesta terça-feira (12) o recurso do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pede a anulação do processo de cassação contra ele, já aprovado no Conselho de Ética da Casa em meados de junho.

LEIA TAMBÉM

Se o recurso for rejeitado, o processo de perda de mandato de Cunha segue para o plenário da Câmara, onde será apreciado, provavelmente, em agosto. Se aceito, o caso volta ao Conselho de Ética da Casa para nova votação.

O relator do caso, deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), sugeriu a repetição da votação do processo, que pede a perda de mandato do peemedebista no Conselho de Ética. Ele entendeu que o processo foi viciado porque houve um "efeito manada" dos deputados no pleito.

A reunião de hoje vai começar com a complementação do voto de Ronaldo Fonseca (Pros-DF). Após abertura da reunião, marcada para as 14h30, será dado tempo ao relator para leitura. O recurso de Cunha tenta, na prática, impedir que a decisão do Conselho de Ética seja encaminhada ao plenário da Câmara.

Na última sexta-feira (8), o relator negou a inclusão de uma reclamação de Cunha ao recurso que já tramita no colegiado (aditamento). Cunha diz que, por não ser mais presidente da Câmara, não caberia mais o processo. Fonseca esclareceu que não houve qualquer violação de norma constitucional, regimental ou do Código de Ética — motivo pelo qual ele desconhece a solicitação.

O relator acrescentou que o Conselho de Ética da Câmara apura representações relacionadas à conduta dos deputados federais, independentemente de ocupar o representado qualquer cargo nos diversos órgãos da Câmara.

— Eventual procedimento reconhecido pelo Conselho de Ética como incompatível com o decoro parlamentar não restará desconstituído pelo fato de o congressista representado ocupar ou deixar de ocupar determinado cargo na estrutura da Câmara dos Deputados.

A reclamação foi recebida e adicionada ao processo pelo presidente da CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). O recurso de Cunha foi apresentado na última quarta-feira (6) na comissão e Fonseca recomendou a anulação da votação final do Conselho Ética, por entender que a forma como foi feita não está prevista no Regimento da Câmara.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado