Cavado: fenômeno trouxe chuva a Alagoas, mas está acabando; veja previsão

Publicado em 02/09/2018, às 14h01
Tempo deve voltar a ficar quente na próxima semana | TNH1 / Arquivo -

TNH1

Uma semana de muito sol e calor seguida de um fim de semana de chuvas. O alagoano não entendeu o clima nesse final de agosto e início de setembro, mas a meteorologia pode explicar.

LEIA TAMBÉM

De acordo com Emanuel Teixeira, meteorologista do quadro Balanço do Tempo, do Balanço Geral, da TV Pajuçara, o que provocou as chuvas foi um fenômeno chamado cavado.

Ele é como ondas de vento formadas em grande altitude na atmosfera devido ao calor. Quando a temperatura chega a determinado nível, essas ondas se fecham e formam um círculo, que vai ocasionar a chuva.

“Essas ondas formam um vórtice ciclônico de altos níveis ou sistema de baixa pressão, que cria grandes áreas de instabilidade sobre o Nordeste. Geralmente, demora de dois a três dias e atinge o Litoral, Zona da Mata e parte do Agreste”, explica o meteorologista.

Seguindo a previsão, o cavado deve perder força já a partir dessa segunda. Clique e confira a previsão do tempo.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar