CBF encurta campeonatos estaduais em 2026; veja o que muda

Publicado em 27/05/2025, às 21h12
- Foto: Reprodução/CBF

CNN Brasil

Os Campeonatos Estaduais terão redução importante no número de datas. A partir de 2026, as competições terão apenas 11 períodos dedicados à sua disputa, ao contrários dos 16 realizados neste ano.

LEIA TAMBÉM

A decisão recebeu apoio interno, mas também foi recebida com certa resistência por parte de algumas federações, especialmente a Paulista. A FPF é a uma das mais afetadas pela mudança, que todas precisarão se adequar.

Samir Xaud, novo presidente da CBF, debateu o novo momento dos Estaduais com aliados e clubes que pediram mudanças nos primeiros dias de sua gestão. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, clubes que estão no Mundial de Clubes, estão entre os "contemplados".

Veja os Estaduais que tiveram mais de 11 datas em 2025

As federações ainda precisarão se adaptar ao "novo normal", ainda que restem alguns detalhes a serem acertados. Inicialmente, apenas os clubes da Série A participariam da mudança, mas, internamente, já existem conversas para estender aos da segunda divisão, segundo apurou o CNN Esportes.

Em 2025, a CBF separou 16 datas para os Estaduais, mas alguns chegaram a extrapolar a meta. Ao todo, 20 competições regionais precisarão diminuir o número de períodos, enquanto três estão na risca (Tocantinense, Amapaense e Alagoano) e quatro apresentam menos que a nova mudança (Cearense, Roraimense, Acreano e Amazonense).Se Samir Xaud queria dar o tom de mudança em seus primeiros dias na CBF, conseguiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Camisa do hat-trick de Neymar contra o Juventude vai a leilão; saiba valores CSA é condenado em ação trabalhista de ex-jogador; veja o valor 'Está chegando ao fim', admite ídolo do Flamengo ao falar sobre aposentadoria Cruzeiro x Botafogo será exibido pela RECORD nesta quinta-feira (04)