TNH1 com Ascom PCAL
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Superintendência de Maceió – anunciou a mudança na grade horária de viagens do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Maceió. A medida, segundo a Companhia, foi necessária diante dos limites financeiros para 2025, ocasionados pelo congelamento no orçamento imposto pelo Governo Federal.
LEIA TAMBÉM
A ferrovia alegou que foi fortemente impactada, desde quando os trens deixaram de circular, em primeiro de abril de 2020, entre as estações Bom Parto e Bebedouro, por orientação da Defesa Civil Municipal para interromper o trecho da ferrovia, em virtude do desastre ambiental de responsabilidade da mineradora Braskem.
"A CBTU perdeu mais de 50% do volume total de passageiros que eram transportados. O impacto na arrecadação continua e tem sido significativo, com registros frequentes de viagens com baixa ocupação e, em alguns trechos, com quase nenhum passageiro", informou em comunicado à imprensa.
Diante do cenário, a CBTU Maceió disse ter sido obrigada a revisar a grade horária, e adequá-la à atual realidade, com base em critérios técnicos operacionais, na necessidade da maioria dos passageiros, e na sustentabilidade financeira da instituição.
Viagens especiais
Paralelamente, a CBTU busca alternativas para incrementar a operação de trens e VLTs. Uma das iniciativas, já testadas e aprovadas pelos usuários, são as chamadas viagens especiais, ações temáticas, educativas e culturais que não impactam a grade de viagens comerciais regulares, mas que visam promover uma maior interação entre a ferrovia e a sociedade.
"Essas atividades integram uma política institucional voltada à valorização do transporte sobre trilhos e à ampliação do público atendido cotidianamente", destacou a Companhia.
Veja como vai ficar a disposição do serviço a partir de 4 de agosto:
Braskem se pronuncia
Em nota, a Braskem argumenta que mentém diálogo com a CBTU, e que tomou medidas como a implementação do sistema de transbordo de passageiros entre as estações Bebedouro e Bom Parto, garantindo a continuidade dos serviços prestados. Leia a nota na íntegra:
A Braskem informa que mantém diálogos constantes com a CBTU, com o objetivo de encontrar uma solução mais adequada para o trecho da linha férrea atualmente interditado. A empresa também implementou o sistema de transbordo de passageiros entre as estações Bebedouro e Bom Parto, garantindo a continuidade dos serviços prestados. Esse transbordo é realizado com a utilização de seis ônibus, destinados exclusivamente aos usuários da CBTU.
Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema, a Companhia realizou diversas melhorias, como a instalação de banheiros, placas de sinalização e coberturas nos pontos de baldeação, além da restauração de calçadas e muros. Também foram executadas a construção de um novo pátio de manutenção em Satuba e melhorias nas estações Lourenço de Albuquerque e Gustavo Paiva.
A Braskem segue dialogando com a CBTU para a definição de novas ações que possam aperfeiçoar a atual operação de transbordo.
LEIA MAIS