CBTU anuncia ajuste em viagens devido à redução de passageiros e impacto no orçamento

Publicado em 31/07/2025, às 13h30
- Arquivo

TNH1 com Ascom PCAL

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Superintendência de Maceió – anunciou a mudança na grade horária de viagens do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Maceió. A medida, segundo a Companhia, foi necessária diante dos limites financeiros para 2025, ocasionados pelo congelamento no orçamento imposto pelo Governo Federal.

LEIA TAMBÉM

A ferrovia alegou que foi fortemente impactada, desde quando os trens deixaram de circular, em primeiro de abril de 2020, entre as estações Bom Parto e Bebedouro, por orientação da Defesa Civil Municipal para interromper o trecho da ferrovia, em virtude do desastre ambiental de responsabilidade da mineradora Braskem. 

"A CBTU perdeu mais de 50% do volume total de passageiros que eram transportados. O impacto na arrecadação continua e tem sido significativo, com registros frequentes de viagens com baixa ocupação e, em alguns trechos, com quase nenhum passageiro", informou em comunicado à imprensa.

Diante do cenário, a CBTU Maceió disse ter sido obrigada a revisar a grade horária, e adequá-la à atual realidade, com base em critérios técnicos operacionais, na necessidade da maioria dos passageiros, e na sustentabilidade financeira da instituição.

Viagens especiais

Paralelamente, a CBTU busca alternativas para incrementar a operação de trens e VLTs. Uma das iniciativas, já testadas e aprovadas pelos usuários, são as chamadas viagens especiais, ações temáticas, educativas e culturais que não impactam a grade de viagens comerciais regulares, mas que visam promover uma maior interação entre a ferrovia e a sociedade.

"Essas atividades integram uma política institucional voltada à valorização do transporte sobre trilhos e à ampliação do público atendido cotidianamente", destacou a Companhia.

Veja como vai ficar a disposição do serviço a partir de 4 de agosto:

Braskem se pronuncia

Em nota, a Braskem argumenta que mentém diálogo com a CBTU, e que tomou medidas como a implementação do sistema de transbordo de passageiros entre as estações Bebedouro e Bom Parto, garantindo a continuidade dos serviços prestados. Leia a nota na íntegra:

A Braskem informa que mantém diálogos constantes com a CBTU, com o objetivo de encontrar uma solução mais adequada para o trecho da linha férrea atualmente interditado. A empresa também implementou o sistema de transbordo de passageiros entre as estações Bebedouro e Bom Parto, garantindo a continuidade dos serviços prestados. Esse transbordo é realizado com a utilização de seis ônibus, destinados exclusivamente aos usuários da CBTU.

Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema, a Companhia realizou diversas melhorias, como a instalação de banheiros, placas de sinalização e coberturas nos pontos de baldeação, além da restauração de calçadas e muros. Também foram executadas a construção de um novo pátio de manutenção em Satuba e melhorias nas estações Lourenço de Albuquerque e Gustavo Paiva.

A Braskem segue dialogando com a CBTU para a definição de novas ações que possam aperfeiçoar a atual operação de transbordo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição