CBTU denuncia descarte irregular de lixo na linha do trem, em Maceió

Publicado em 27/10/2025, às 11h51
- Divulgação/CBTU

TNH1 com Assessoria

Ler resumo da notícia

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió denunciou, nesta segunda-feira, 27, os pontos de descarte irregular de lixo na linha férrea na capital alagoana. Uma nota foi divulgada com o alerta sobre os riscos à população que utiliza o meio de transporte.

LEIA TAMBÉM

Segundo o comunicado da CBTU, os principais pontos são os seguintes:

A CBTU detalhou que estes trechos inteiros são “tomados por descarte irregular de materiais e lixo doméstico. Corriqueiramente empresas instaladas às margens da faixa de domínio da ferrovia descartam resíduos nas proximidades e em cima da via férrea. Isso ocorre com empresa de gesso, um dos materiais encontrados com frequência”. 

Veja abaixo:

 

Penalidades previstas em lei

O descarte de lixo irregular e de qualquer outro tipo de material na faixa de domínio da linha férrea pode ser enquadrado como crime ambiental, conforme a lei n 9.605, de 1998, “que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, como causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, etc”. A pena de reclusão é de um a quatro anos, e multa.

Já o Código Penal enquadra o “perigo de desastre ferroviário”, no artigo 260: “Impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro: destruindo, danificando ou desarranjando, total ou parcialmente, linha férrea, material rodante ou de tração, obra-de-arte ou instalação; colocando obstáculo na linha; praticando outro ato de que possa resultar desastre”; dentre outros, com a possibilidade de pena de reclusão de dois a cinco anos, e multa.

Campanhas educativas 

A Superintendência de Trens Urbanos de Maceió está preparando mais uma campanha educativa para o começo do ano que vem tendo como objetivo conscientizar a população e empresas do respeito à vida e à ferrovia, e a obrigação de toda a sociedade de conservar bens públicos e jogar lixo e entulhos no lugar certo.  

Como denunciar o descarte irregular e solicitar o recolhimento correto 

De acordo com a assessoria de imprensa da Alurb (Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana), nos locais onde costuma ter lixo irregular nos limites da linha férrea, há contêineres colocados pela Alurb para o descarte correto dos resíduos gerados pelos ambulantes, que são coletados diariamente. 

Para denúncias, informações e solicitações, há o WhatsApp (82) 98802-4834, para envio de fotos ou vídeos, e o endereço completo. Também há o App Limpeza é Massa, disponível gratuitamente para Android e IOS, conforme informações da Alurb.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição