Pedro Acioli*
Mais de 17 mil romeiros de Alagoas visitaram a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, no Ceará. No entanto, o retorno para casa terminou em tragédia para parte desses fiéis: entre eles estavam as 16 vítimas do grave acidente registrado nesta terça-feira (3), no Sertão de Alagoas, quando viajavam de volta para Coité do Nóia.
LEIA TAMBÉM
Alagoas foi o estado com o maior número de romeiros na romaria deste ano, somando 17.875 pessoas. O total supera os registros de Pernambuco, com 12.905 fiéis, e da Paraíba, com 7.067. Os números foram divulgados pelo reitor, padre José Cícero, em um vídeo publicado nas redes sociais. Assista:
Romeiros são peregrinos que viajam até santuários ou locais considerados sagrados para pagar promessas, fazer orações ou participar de celebrações religiosas.
Data marcante para romeiros
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é considerada uma das celebrações mais importantes da região do Cariri, com a procissão mais antiga da cidade de Juazeiro do Norte. Os festejos atraem multidões de romeiros vindos de vários lugares do país. Em 2026, foram registrados fiéis do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.
O evento teve como tema "A exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da criação" e como lema "Eu sou a Mãe da Santa Esperança". Um dos momentos mais marcantes da romaria é a Procissão Luminosa, onde fiéis conduzem velas ou candeeiros ao longo do percurso até a Igreja Matriz.
Além da romaria de Nossa Senhora das Candeias, durante diversos períodos do ano diversas pessoas vão para Juazeiro para celebrações de fé. O Ciclo de Romarias no município tem início em julho, com a Romaria da Morte do Padre Cícero.
Em seguida, em setembro, ocorre a Romaria em honra à padroeira do município, Nossa Senhora das Dores. Já em novembro, acontece a Romaria de Finados.
Como iniciou a tradição da Romaria de Candeias
Segundo conta a tradição, essa romaria teve início com uma ideia do Padre Cícero ao ajudar um fiel em dificuldade. Certo dia, um artesão da cidade, que fabricava brinquedos de lata para vender nas feiras livres, procurou o sacerdote em busca de conselho, pois não conseguia sustentar sua família, composta pela esposa e cinco filhos.
A situação era tão grave que ele cogitava deixar Juazeiro do Norte. Com isso, Padre Cícero o orientou: "Meu filho, a partir de hoje, faça candeeiros. Faça muitos, dezenas, centenas, pois Deus há de mostrar um milagre, e você vai ganhar muito dinheiro"
Seguindo o conselho do Padre Cícero, o artesão começou a fabricar candeeiros dia após dia. Porém, os candeeiros se acumulavam, e ele não conseguia vender nenhum. Indignado, retornou ao padre para reclamar. O padre respondeu calmamente: "Volte e continue a fazer mais".
Poucos dias depois, Padre Cícero organizou e instituiu a festa de Nossa Senhora das Candeias. Ele orientou os devotos e romeiros a comprarem um candeeiro, e assim, todo o estoque do artesão foi vendido.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS