Theo Chaves
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta segunda-feira (30), um alerta para risco moderado de eventos geo-hidrológicos em Maceió. O aviso se deve ao acúmulo de chuvas registrados nos últimos dias e à previsão de novas precipitações para as próximas horas.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Cemaden, esses eventos estão relacionados a movimentos de massa, como escorregamentos, rupturas de taludes e quedas de barreiras, entre outros. Ainda há possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais urbanos e alagamentos em áreas de drenagem deficiente nas Regiões Geográficas Intermediárias de Maceió.
Em nota divulgada na tarde de hoje, a Defesa Civil de Maceió informou que, somente nas últimas 24h, os pluviômetros da capital registraram um acumulado de 61mm de chuvas. O maiores volumes foram registrados no bairro de Cruz das Almas, na parte baixa de Maceió.
Ainda segundo o órgão municipal, já choveu no mês de março 25% a mais do esperado para todo o mês na capital alagoana, que era um acumulado de 101 mm.
A Defesa Civil também informou que foram registrados 27 ocorrências desde ontem o último domingo (29), a maioria delas por edificações com problemas estruturais. Uma residência foi interditada e seis pessoas desalojadas abrigaram-se na casa de parentes.
ALERTA DA SEMARH
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na tarde desta segunda-feira (30), que foi mantido o estado de atenção em Alagoas até esta terça-feira (31). O aviso meteorológico, que prevê chuvas de intensidade moderada a forte, está vigente desde esse último domingo passado (29).
De acordo com a Semarh, as condições climáticas atuais favorecem a formação de áreas de instabilidade que podem provocar pancadas de chuva em todas as regiões do estado, com maior intensidade entre esta segunda-feira (30) e a terça-feira (31).
As regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco exigem atenção redobrada, pois podem registrar volumes mais significativos de chuva nas próximas 72 horas. Além da precipitação, há possibilidade de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados.
LEIA MAIS