Centro de Pesquisas Clínicas Doutor Marco Mota é inaugurado pelo Cesmac

Publicado em 25/09/2017, às 16h17

Redação

O Centro Universitário Cesmac avançou ainda mais na política de pesquisas com a entrega do Centro de Pesquisas Clínicas Doutor Marco Mota, fruto da parceria com o Hospital do Coração de Alagoas. O espaço se configura em um canal de desenvolvimento de pesquisas em conjunto com a indústria farmacêutica para a criação de novos fármacos. Os estudantes serão beneficiados com esse importante Centro de Cardiologia.

LEIA TAMBÉM

O processo envolve o estudo de moléculas, que são testadas pela indústria farmacêutica e depois trazidas para o Centro de Pesquisas para que sejam analisadas questões de segurança e eficácia.

De acordo com a coordenadora do local professora doutoranda Annelise Paiva, “em todo o processo a questão ética é extremamente forte por se tratar de vidas humanas. A pesquisa é levada a sério no país e somos muito monitorados e auditados. Já são 15 anos de pesquisas clínicas realizadas com o Hospital do Coração e agora o Cesmac entra no processo como importante centro para receber produtos e fármacos novos, também sendo testados aqui na Instituição”, explicou.

O centro conta com equipamentos importantes e necessários para que uma clínica de cardiologia possa funcionar, como o Tonômetro de Aplanação, que trabalha com a parte de hemodinâmica central. No Brasil, o aparelho só é encontrado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo, e agora no Cesmac.

O evento contou com a presença dos Reitores doutor João Sampaio e professor doutor Douglas Apratto Tenório, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Cláudia Medeiros, do diretor do Hospital do Coração de Alagoas doutor Ricardo César Cavalcanti, além de dirigentes, coordenadores, colaboradores e representantes da indústria farmacêutica, como o Laboratório Libbs. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi representada pelo assessor executivo de gestão interna, Georginei Neri

A programação da solenidade também contou com a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e Científica, celebrado entre o Hospital do Coração, Centro de Pesquisas Clínicas e a Fundação Educacional Jayme de Altavila.

Homenagem

Doutor Marco Mota é médico cardiologista, professor de cardiologia e pesquisador em sua área de atuação. Também é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e em hipertensão pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). É ainda ex-consultor do Ministério da Saúde para assuntos vinculados à hipertensão arterial e diabetes e ex-presidente do departamento de hipertensão da SBH.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda