Centro de Referência de Doenças Crônicas é implantado no PAM Salgadinho

Publicado em 10/08/2016, às 12h28

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) apresentou na manhã desta quarta-feira (10) o projeto de implantação do Centro de Referência de Doenças Crônicas do PAM Salgadinho.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o secretário José Thomaz Nonô, o programa cria uma linha de atendimento para acompanhar o paciente desde o acesso ao sistema de saúde pública, passando pelo encaminhamento para o médico especialista, encaminhado pelo Cora, pelo fornecimento das medicações da farmácia pública, até a assistência, temporária ou permanente.

“Isso vai dar aos clientes da saúde o que eles querem, que é o atendimento eficiente e o acompanhamento necessário para cada caso. Antes, o paciente que sofre de diabetes, por exemplo, mesmo que seja da mais simples, procurava o posto de saúde, era medicado e acabou. Agora, o serviço público vai atender, acompanhar e vai saber, inclusive, quando ele retirou o medicamento no posto de saúde”, disse Nonô.

O secretário falou ainda sobre o acompanhamento de pacientes vindos do interior do estado, uma vez que geram custo para o Município. “Com isso, há um relocamento do recurso federal para que o município de Maceió não fique no prejuízo. É claro que, por ser capital, Maceió é referência e atende essa demanda. Mas vai acabar [essa situação] de o paciente vir de Delmiro Gouveia para o doutor ‘fulano de tal’. Ele vai vir pelo Cora, para o especialista que o Cora indicar”, concluiu.

O programa foi apresentado a diretores dos 69 postos de saúde de Maceió e a alguns servidores no auditório do prédio sede da SMS, no Centro de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cientistas identificam novo subgênero do coronavírus em morcegos brasileiros Ministério da Saúde confirma presença do vírus da Gripe K no Brasil Novo teste pode detectar o Alzheimer antes do aparecimento dos sintomas Novo app de saúde em Alagoas permite consultas e exames sem sair de casa