Centro lotado mostra que números da covid-19 não intimidam maceioense

Publicado em 21/07/2020, às 12h27
Foto: Reprodução / Instagram -

Redação TNH1

Apesar dos números  da covid-19 em Alagoas ainda estarem crescendo - 50.307 casos segundo o boletim dessa segunda da Sesau - a população parece naõ temer a doença e lota os espaços liberados pelo distanciamento social controlado. 

LEIA TAMBÉM

Uma dessas cenas foi registrada no vídeo que você assiste abaixo, que causou surpresa nas redes sociais. O registro, evidencia que, mesmo diante de todas as orientações, muitas pessoas não estão respeitando o distanciamento.  O vídeo também mostra pessoas sem usar a máscara de proteção, o que é obrigatório para circular nas ruas, segundo decreto do Governo do Estado.

O vídeo foi postado no perfil do instagram @empregosal, que não informa se as cenas foram registradas nesta terça, 22, mas sabe-se que é recente, pois parte das pessoas estão usando máscaras de proteção. O TNH1 não conseguiu contato com os adminstradores do perfil. 

Confira:

Ontem (20), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, pediu que as pessoas não confundam o processo de distanciamento social controlado com o fim da pandemia.

“O fato de Maceió ter avançado para a fase amarela e outras regiões terem ido para a fase laranja, já está a sensação de cura geral, de imunização, e isso não é verdade. Só teremos um retorno à normalidade vivida antes de março quando tivermos uma vacina ou um medicamento de eficácia comprovada", alertou o secretário.

A Aliança Comercial  de Maceió também já pediu que, neste momento, as pessoas não vão ao centro para passear.

“Pedimos que as pessoas não confundam a reabertura das lojas com o fim da pandemia. O vírus segue e nós apelamos para que só venha ao Centro quem tiver algo para resolver ou para comprar. Não é momento de vir ao Centro para ‘bater perna’”, pontuou o diretor de Marketing da Aliança Comercial de Maceió, Marcos Silveira.

Precisa mesmo ir ao Centro? veja 3 dicas para correr menos riscos

Foto: Itawi Albuquerque/TNH1

para quem realmente precisa ir ao Centro, há medidas que podem minimizar os riscos e aumentar a prevenção ao novo coronavírus. Cuidados simples mas que podem salvar vidas, considerando que Alagoas já perdeu mais de mil pessoas para a covid-19. 

Veja três medidas que podem reforçar sua segurança, e também as orientações da infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique.

      1. Levar pelo menos uma máscara reserva, para realizar a troca a cada duas horas, e lembrar sempre de guardar a máscara usada em um saco até chegar em casa e poder lavá-la com água e sabão. 

“Na fase laranja, os alagoanos deverão manter o uso de máscaras de tecido, duplamente faceadas, para evitar a propagação de gotículas do nariz e da boca. Lembrando que o uso da máscara deve ser correto, com elásticos ou tiras que amarram de maneira paralela, dispostos no pavilhão auricular, e ela deve estar acima do nariz e abaixo do queixo. Dessa forma, a máscara vai conter toda a secreção respiratória da via aérea”, explica a infectologista. 

       2.  Respeitar o distanciamento de, pelo menos, 2 metros de distância, assim como evitar abraços e aglomerações.

“É necessário manter, ao máximo, o distanciamento. Com a reabertura de alguns segmentos do comércio é necessário que exista a marcação de distanciamento entre as pessoas. Caso o cidadão chegue a um estabelecimento que não tenha essa marca em assentos ou bancos, ele mesmo deve procurar manter o distanciamento, de aproximadamente 2 metros, que já vem sendo referenciado ao longo dos últimos três meses", alerta Dominique

      3.  Ter em mãos um frasco com álcool em gel 70%

“Deveremos sempre ter na bolsa, no bolso ou na mochila, um frasco de álcool em gel para higienizar as mãos, porque com a reabertura do comércio vamos ter, com certeza e com maior frequência, contato com áreas de toque comum e o coronavírus pode ser levado até a face, cabelo, vestimentas”, orienta a especialista.  

Semscs

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou que, com a abertura de todas as lojas do Centro, o fluxo de de pessoas aumentou consideravelmente. O órgão tem mantido as fiscalizações e reforça o apelo para que as pessoas mantenham as medidas de proteção e só saiam de casa em casos de necessidade. Veja nota na íntegra:

Com a abertura total das lojas do Comércio, a circulação de pessoas aumentou consideravelmente e as filas de acessos aos estabelecimentos também. Muitas pessoas levam filhos e outros familiares ao local. Por isso, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) têm mantido as ações educativas para conscientizar as pessoas, que devem circular e manter práticas conforme determinam os decretos com medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Além disso, as barreiras sanitárias continuam e, todos os dias, a Semscs, Secretaria de Saúde e Federação do Comércio estão presentes com orientações, aferição de temperatura e distribuição de máscaras.

A Secretaria reforça o apelo que as pessoas somente saiam de casa em casos de efetiva necessidade, utilizando máscaras de forma correta, mantendo o distanciamento e os demais protocolos de segurança.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês