Cepram recomenda cancelamento de auto de infração aplicado pela Sempma

Publicado em 02/08/2016, às 19h28

Redação

Em reunião realizada nesta terça-feira (02), o Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas (Cepram/AL) recomendou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maceió (Sempma) a cancelar o auto de infração aplicado pelo órgão, em julho deste ano, contra o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). A Secretaria também será advertida pelo Conselho.

LEIA TAMBÉM

As medidas foram tomadas com base no parecer de uma Comissão, criada pelo Cepram no mês de julho durante reunião extraordinária, após o IMA levar o caso ao Conselho, já que considerava o procedimento equivocado.

“O Conselho é um órgão plural e essa decisão deu ampla defesa a Sempma. Então o resultado foi bem positivo para o meio ambiente”, declarou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

A autuação em questão foi relativa à supressão, autorizada pelo Instituto, de 10 amendoeiras para a duplicação da AL 101 Norte, em Jacarecica. No entanto, na primeira reunião com o Cepram, o IMA argumentou que, enquanto órgão licenciador, tem competência para autorizar a supressão.

“Decidimos acatar o pedido do IMA porque constatamos que a multa aplicada pela Sempma vai contra a Lei nº 140/2009, que disciplina a atuação dos entes federativos”, disse Allan Barbosa, membro da Comissão do Cepram. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática