Cerca de 28 mil estão com segunda dose de vacina atrasada em Maceió

Publicado em 27/08/2021, às 09h10
-

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió intensifica a convocação para sensibilizar a população a completar a imunização, tomando a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. A última atualização semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde informa que, até o último domingo (22), 28.535 pessoas estavam com a conclusão da imunização atrasada, o que representa 10% de faltosos em relação ao número de pessoas que já completaram o prazo para concluir a vacinação e não compareceram.

LEIA TAMBÉM

Do total de pessoas que não completaram a imunização na data marcada para retorno no cartão de vacinação, 4.435 não concluíram com a vacina Coronavac, 15.810 não compareceram para tomar a segunda dose da Astrazeneca e 8.290 deixaram de ir aos pontos para tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer.

Para reverter a situação, elevando o percentual da população imunizada com as duas doses da vacina, a Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (25), a discussão de propostas com representantes dos setores de serviços para garantir a segurança sanitária da população frequentadora de espaços de maior circulação de pessoas.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid), Claydson Moura, ressalta que as medidas propostas levam em consideração os riscos de circulação das novas variantes do coronavírus, que ameaçam a retomada dos negócios.

“As pessoas devem procurar concluir a vacinação o mais rápido possível. Tomar a segunda dose é fundamental para a contenção das novas variantes, que estão se espalhando pelo país. É importante se vacinar para evitar um novo fechamento da orla, mercados, praias, shoppings, bares e restaurantes. Cada um de nós tem uma responsabilidade imensa, nesse momento, com a preservação da vida, da economia e dos empregos”, alerta Claydson Moura.

A análise é feita pela plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 22/08/2021) e considera apenas o município de aplicação Maceió. Ou seja, parte destes usuários pode ter recebido a segunda dose em outras localidades.

De qualquer modo, a Prefeitura chama a atenção para a necessidade de completar a vacinação. A Prefeitura está organizada, com estrutura disponível para a garantia da imunidade da população, que deve colaborar consultando a data marcada no cartão de vacinação e buscando os pontos de vacinação para tomar a segunda dose. Todos os pontos fixos dispõem das vacinas Astrazeneca e Pfizer, e a Coronavac está disponível no Shopping Pátio”, reforça o coordenador.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança