Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser digital em Alagoas

Publicado em 02/04/2019, às 15h38
-

Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Adrualdo Catão, lançaram, nesta terça-feira (2), a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que também oferece a CNH Digital.

LEIA TAMBÉM

O CRLV digital traz todas as informações e tem a mesma validade que o documento impresso. Para ter acesso a ele no aplicativo, o proprietário tem que ter pago o licenciamento de 2018 para depois fazer um cadastro do veículo. O governador Renan Filho aproveitou a oportunidade e fez seu primeiro acesso de forma rápida durante sua passagem pelo Detran.

"Essa novidade traz mais segurança e mais conforto para os proprietários de veículos que agora não precisam andar com seu documento físico. Em dez minutos eu fiz aqui o cadastro do meu veículo. É uma nova tecnologia com a facilidade do celular, tão fácil quanto cadastrar um e-mail, aderir a uma rede social ou utilizar a conta bancária no celular", disse o governador.

 Alagoas é o 13º estado do país a ofertar a opção desse documento de forma eletrônica e os estados que ainda não implantaram a ferramenta têm até o dia 30 de junho deste ano para fazê-lo, conforme a Resolução nº 769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o diretor-presidente do Detran, a intenção do órgão é diminuir a burocracia em seus serviços para agilizar o atendimento ao público.

“A ideia é diminuir a necessidade do cidadão se deslocar até o Detran. Dessa forma, ele poupa tempo. Essa é a nossa meta e aos poucos estamos eliminando a burocracia para facilitar a vida do nosso usuário”, afirmou Adrualdo Catão.

O CRLV Digital está sendo implantado em parceria com o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O acesso é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet. Além disso, o documento pode ser compartilhado para até cinco pessoas que porventura utilizem o mesmo veículo.

“Eu defendo que cada vez mais os órgãos públicos se digitalizem e estejam conectados com os novos anseios da população, com transparência e cada vez mais próximos do cidadão. É isso o que o Detran de Alagoas vem tentando fazer”, finalizou o governador.

Passo a passo para obter a CNH e o CRLV Digital

Quem já possui a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal