Cervejas para aquecer: saiba quais os melhores estilos para o inverno

Publicado em 23/06/2017, às 16h18

Redação

Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum o consumo de pratos quentes e mais consistentes. E quando se trata de bebidas, a cerveja também combina bem com a estação. O inverno é uma ótima oportunidade para degustar cervejas especiais, que combinam com o clima mais frio e com a culinária da região Sul do país.

LEIA TAMBÉM

O beer sommelier da Baden Baden, Samuel Hoshino, explica que, geralmente, na época de frio, as cervejas mais encorpadas e com maior teor alcoólico são ótimas opções para consumo. “A percepção do brasileiro sempre foi de que a cerveja tem que refrescar e,por isso, a gente sempre pensa em tomá-la no verão. Nesse raciocínio, fica difícil beber uma cerveja muito alcoólica e encorpada na praia, certo? Mas é importante pensar que cada estilo de cerveja têm condições e ocasiões diferentes de consumo. Durante o inverno, uma cerveja mais forte pode ser uma boa opção”, comenta Hoshino.

Uma curiosidade é que as cervejas devem ser servidas em diferentes temperaturas, independente da estação do ano. “O ideal é pensar em uma temperatura na qual a cerveja possa te entregar os melhores sabores”, explica o beer sommelier. Por exemplo, a Eisenbahn Weizenbock, cerveja escura de trigo com alto teor alcoólico, deve ser servida entre 6 e 10ºC. Já a Baden Baden Bock, produzida com malte tostado, a temperatura ideal varia entre 5 e 7ºC. São ótimas opções para serem degustadas nas cidades mais frias do Brasil, localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acompanhadas de pratos típicos da região.

Harmonização

O inverno é uma estação convidativa para o consumo de pratos mais suculentos. Inclusive, existe uma variedade de cervejas especiais que combinam com o clima mais frio e com as comidas típicas desta estação do ano, como pinhão, feijoada, costela e fondue de carne. Confira o infográfico abaixo e escolha a sua harmonização.

A Baden Baden 5 Grãos surpreende pela maciez e preenchimento, resultado da presença inovadora do amaranto, da aveia e da quinoa, além do trigo, e é claro, da cevada. Aroma, sabor e leve amargor, que encontram equilíbrio em uma experiência única!

Teor Alcoólico: 5,9%

Temperatura Ideal: 4 – 7ºC

Baden Baden Bock é uma cerveja encorpada e possui uma coloração castanha, com um toque adocicado ao paladar e aroma levemente tostado. Originária da cidade de Einbeck, norte da Alemanha, a cerveja tipo Bock era produzida nos monastérios especialmente para festas religiosas.

Teor Alcoólico: 6,5%

Temperatura Ideal: 5 – 7°C

Seguindo a Lei Alemã da Pureza, a Eisenbahn Dunkel não é escurecida com caramelo ou corantes. Sua cor é proveniente do malte de cevada torrado, o que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café.

Teor Alcoólico: 4,8%

Temperatura Ideal: 4 – 6 °C

A Eisenbahn Weizenbock é uma refinada cerveja escura de trigo com alto teor alcoólico, com pelo menos 50% de trigo em sua composição. Possui ótima formação de espuma, sabor e aroma frutados, porém tem corpo mais intenso com notas de torrefação.

Teor Alcoólico: 8%

Temperatura ideal: 6 – 10 °C

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer