Cesmac inaugura o novo Biotério nesta quinta-feira

Publicado em 18/03/2019, às 17h24
-

Assessoria

No caminho para o crescente desenvolvimento de pesquisas com estrutura moderna para a prática dos estudantes na área de saúde, a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora da mais importante Instituição de ensino superior particular, o CESMAC, investe em nova estrutura para o Biotério (BIOMED), que será inaugurado na próxima quinta-feira, 21, às 10horas. 

LEIA TAMBÉM

O local, recebe o nome do saudoso cirurgião Dr. Dirceu Bello Falcão de Almeida, que foi presidente do maior evento na área de cirurgia vascular, o Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento e viagens de estudo buscando conhecimentos com mestres internacionais como: Fernando Martorel (Barcelona), Malan (Milão), Cid dos Santos (Lisboa), René Fontaine (Strasbourg), Henri Redon (Paris) e Albanese e Finichietto (Buenos Aires).

Desde cedo dedicou-se ao magistério, exercendo inúmeras funções, inicialmente professor primário de ciências físicas e naturais, biologia e química. Mais tarde, foi assistente da clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina de Alagoas. Professor coordenador do curso de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco e professor convidado da Escola de Ciências Médicas de Alagoas, onde recebeu o título de doutor Honoris Causa em 1992. Participou de inúmeras entidades científicas, como: a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço enquanto sócio fundador; titular da Sociedade de Cancerologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; membro do Internacional College of Angiology e do Internacional College os Surgeons.

O espaço é coordenado pela Profa. Gilsan de Oliveira, mestra em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com especialização em Animais de Biotério pela Universidade de São Paulo (USP) e ainda doutoranda em Biociência e Biotecnologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE). A coordenadora reforça a importância e a inovação do local. “A nova estrutura é inovadora e acredito que no estado é a segunda nesse porte. Com isso, a contribuição do CESMAC é muito grande e tem o objetivo de alavancar o processo de ensino, pesquisa e extensão”, destaca.

Além de atender aos cursos de saúde como: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, o Biotério também é direcionado para Psicologia e Ciências Biológicas, que são cursos da área de humanas.

De acordo com o Dr. André Falcão, coordenador do curso de Medicina, “o Biotério do CESMAC foi concebido e organizado nos melhores padrões ambientais e principalmente, respeitando os aspectos éticos de experimentação, que já são bastante padronizados por todos os conselhos que regulamentam essa prática. Também oferece uma infraestrutura muito diferenciada, sobretudo para o desenvolvimento de pesquisas de ponta, estando organizado dentro de aspectos tecnológicos dos mais modernos e importantes”, ressalta.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Roberta Penteado, “o novo espaço, é mais uma oportunidade para os alunos iniciarem a pesquisa científica, propiciando a articulação ensino e pesquisa. Pesquisas estas que podem levar a descobertas de terapias inovadoras que se revertem em benefícios a sociedade. Outro diferencial é que vai integrar a graduação em odontologia com o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde”.

O Responsável Técnico (RT) do local é o Médico Veterinário Elvan Nascimento dos Santos Filho. O trabalho acontece em parceria com o Biotério Central da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o qual o CESMAC estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica. Segundo a Médica Veterinária e Diretora do Biotério Central da UFAL, Elisângela Patrícia Maia, “oobjetivo de ambas as partes é fazer com que o Estado de Alagoas se aperfeiçoe no ensino e desenvolvimento científico e tecnológico, com a utilização de biomodelos, produzidos pelo Biocen”.

O CESMAC também já conta com um Biotério Convencional de Criação, Manutenção e Experimentação, que funciona na Fazenda Escola, localizada na Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro. O local atende a todas as normas e exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, e submissão de pesquisas à análise da CEUA. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda