Na beira do Rio São Francisco, em um dia de sol, a chef Monique Gabiatti olhava para as águas doces e, na rápida entrevista, confessou: “O Rio tem cara de mar, já quero voltar.”
E quem não quer? O Rota dos Pescados (@rotadospescados), evento liderado pelo chef Antonio Mendes (@antoniomendes01), deixou gostinho de quero mais — ainda mais depois de navegar pelo Velho Chico e ser recebido com um banquete de peixe, lagosta e galinha cabidela, preparado por Tamires, tudo orquestrado pelo Nalva e pela Além dos Cânions.
Rio São Francisco, nosso mar doce
Mar e memória afetiva
Sergipana e chef à frente do Bar de Vinhos Belisco, Polvo Bar e Polvo Marisqueria, no Rio de Janeiro, Monique dividiu as panelas da Rota com Rafael Benamor, do Marh. A experiência trouxe lembranças do tempo em que morou em Maceió. “Meu pai era piloto, moramos sete anos em Maceió. Foi meu primeiro contato com o mar. Eu vivia entre as praias de Maceió e do Francês, comendo siri de coral, sururu e agulhinha, que amo.”
Hoje, consagrada no Rio pelos frutos do mar, ela carrega o título de “mulher do polvo”.
No Marh
Tostada de polvo no jantar do Mahr
Um dos destaques do jantar no Marh foi a Tostada de Polvo com Hommus de Feijão Manteiga, Salsa Pico de Gallo, Guanciale e Chilli Oil. No encontro, Monique e Rafael uniram a força dos pescados de Alagoas e do Rio de Janeiro em um verdadeiro manjar de Iemanjá.
“No Marh me senti em casa: a brasa, os pescados, o bem-receber da equipe, tudo deu mais sabor.” — contou Monique.
Monique e Rafael no Mahr
Quem é Monique
Monique começou cedo, em 2008, à frente do buffet Monique Gabiatti Eventos. Hoje, divide seu talento entre três casas cariocas — Belisco, Polvo Bar e Polvo Marisqueria.
“Eu digo que o polvo me escolheu. No começo fiz três pratos com o molusco e os clientes se apaixonaram. Daí virei especialista, com dois restaurantes onde o polvo manda de verdade.” E logo mais, ela promete voltar ao rio-mar.
Além dos Cânions
Maria Moreira e Jéssica Oliveira — que chamei de novas Marias Bonitas — são as mulheres à frente da agência Além dos Cânions (@alemdoscanions). Armadas de amor pelo Sertão, criaram experiências que unem pesca, bordado, mesa farta e a essência sertaneja.
Parceiras do chef Antônio Mendes e do Nalva, elas transformam o Rio São Francisco em um destino de “pé no chão com luxo”, com direito às artes da Ilha do Ferro.
Equipe do Nalva na Rota dos Pescados Alagoanos
Aroma CoguMellow
Com o olhar de vanguarda da perfumaria nacional, O Boticário surpreende novamente com a nova fragrância EGEO CoguMellow, que traz para o mercado um novo gourmand com o cogumelo Boletus Edulis, ingrediente inédito da perfumaria. A novidade chega para duplar com a primeira versão da linha, EGEO Cogu, que surpreendeu os consumidores e gerou curiosidade dos lovers da marca para conhecerem o olfativo inédito da perfumaria no mundo.
Egeo CoguMellow é um frutal gourmand que surpreende na combinação das notas de destaque: smoothie de pêra e baunilha de madagascar com o acorde de cogumelo, enquanto Egeo Cogu, um oriental frutal de notas gourmands e amadeiradas, com amora e crème brullè e o acorde de cogumelo com grande presença. A novidade é mais frutal e ideal para o dia a dia, enquanto a outra versão tem a potência do gourmand mais sofisticado.
Sou fã da chef Denise Xavier (@chefdenisexavier) guardo na memória o sururu no capote, mergulhado na espuma de peixe, e as bolinhas (sagu) de jaboticaba, tiratido de coco com pimentas e leite de coco, e da lasanha redonda. Agora, a boa nova: a chef alagoana em breve volta com seu Kareuoka Bistrô (@kareuokabistro), um abraço saboroso e criativo em Maceió.