Chefes de governo da Polônia, República Checa e Eslovênia visitam Kiev

Publicado em 15/03/2022, às 10h15
Divulgação -

Redação

Os primeiros-ministros da República Tcheca, Polônia e Eslovênia visitam hoje (15) Kiev, para encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Os três líderes viajam como representantes do Conselho Europeu, no momento em que a capital ucraniana está sob bombardeios.

LEIA TAMBÉM

O premiê tcheco, Petr Fiala, disse que a visita foi organizada em conjunto com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"O objetivo é expressar o apoio inequívoco da União Europeia à liberdade e independência da Ucrânia", afirma Fiala em rede social. no Twitter.

O primeiro-ministro adianta que os três líderes levam "amplo pacote de apoio à Ucrânia e aos seus cidadãos".

"A comunidade internacional também foi informada dessa visita por várias organizações, incluindo as Nações Unidas", acrescenta.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, disse no Facebook que a viagem ocorreu no 20º dia da "agressão criminosa contra a Ucrânia" do presidente russo, Vladimir Putin.

"Em tempos tão revolucionários para o mundo, é nosso dever estar onde a história é forjada. Porque não se trata de nós, mas do futuro de nossos filhos que merecem viver em um mundo livre de tirania", afirrmou.

O principal assessor de Morawiecki, Michal Dwoczyk, disse a repórteres que a delegação cruzou a fronteira polaco-ucraniana de trem. 

A viagem foi acertada em cúpula de líderes da UE em Versalhes, na França, na semana passada.

Kiev está sob ataques russos: duas poderosas explosões abalaram a capital antes do amanhecer de hoje. Os serviços de emergência informaram que duas pessoas morreram quando um prédio de apartamentos foi atingido.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto