Chile entra em alerta após roubo de veículo com substância nuclear

Publicado em 19/07/2019, às 18h00
Wikimedia Commons -

Exame

O que parecia um caso simples de roubo de carro em Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira se tornou mais grave quando as autoridades disseram que o veículo carregava uma substância radioativa perigosa.

LEIA TAMBÉM

A agência nuclear chilena, CCHEN, disse que o veículo roubado, um caminhão, transportava uma peça de equipamento radiográfico industrial chamada SENTINEL 880, “que contém a substância radioativa irídio-192”.

O irídio-192 é um isótopo radioativo do elemento químico irídio, segundo o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos. Doses altas de irídio-192 são usadas para tratar tumores. A substância também é usada em sistemas clínicos de raio-X.

“Não toquem, manipulem ou tentem utilizar o dispositivo, já que ele pode causar sérios efeitos de saúde”, disse o CCHEN em um comunicado.

A agência publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter e recomendou que qualquer pessoa que aviste a peça ou o veículo roubado ligue imediatamente para a polícia ou o corpo de bombeiros local.

Se informa que portonazo afectó a camioneta (Chevrolet Silverado KLBB 6) que contiene equipo de iridio-192. El hecho, ocurrido en acceso a Cervecerías Chile en #Quilicura, fue denunciado a @Carabdechile. Quien tenga información, favor contactar a fonos +56993194369 +56981988754 pic.twitter.com/5pRm8iRSGX

— CCHEN Nuclear ???????? (@cchen_gob) 19 de julho de 2019
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias