China envia seu primeiro porta-aviões ao Pacífico

Publicado em 25/12/2016, às 20h01
-

Redação

A China está deslocando pela primeira vez um porta-aviões pelas águas do Oceano Pacífico para um exercício militar, segundo informou o ministério da Defesa. 

LEIA TAMBÉM

A imprensa estatal chinesa informou neste domingo que é a primeira vez que o navio Liaoning, que foi trazido para a marinha chinesa em 2012, está se deslocando por "águas marítimas distantes". 

O comunicado oficial afirma que o porta-aviões e outras embarcações partiram no sábado para treinamentos na região conhecida como Ásia-Pacífico, que inclui a Oceania e partes da Ásia, mas não deu detalhes da localização. 

O exercício ocorre em um momento de tensão entre a China e os Estados Unidos em razão de questões relacionadas a Taiwan, ilha sobre a qual Pequim reclama domínio. 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu um telefonema da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, lhe dando os parabéns pelas eleições, o que marcou a primeira vez que um presidente norte-americano ou um presidente eleito falou publicamente com um líder de Taiwan desde 1979. Trump mais tarde incomodou Pequim ao dizer que poderia reavaliar a política dos Estados Unidos em relação a Taiwan. 

A China ainda apreendeu um drone de pesquisa submarina dos Estados Unidos no dia 16 de dezembro numa ação que foi vista por analistas como um alerta para Trump. Fonte: Associated Press.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja