China: ex-oficial do Partido Comunista é condenado à morte por corrupção

Publicado em 09/10/2016, às 18h31
-

Redação

Um ex-oficial do Partido Comunista chinês foi condenado à morte, com indulto de dois anos, após ser julgado culpado de receber "uma quantidade enorme de propina" e ter rendimentos de fontes não identificadas. Bai Enpei foi senador e chegou a servir como oficial de alto nível nas províncias de Qinghai e Yunnan. Ele teve todos os seus bens pessoais confiscados e foi proibido de se candidatar a um cargo público novamente.

LEIA TAMBÉM

Apesar da sentença de morte, é possível que Enpei não venha a ser executado. Na China, as penas capitais costumam ser transformadas em cárcere privado após dois anos de bom comportamento da parte do condenado.

A condenação de Enpei faz parte de um esquema enorme de combate à corrupção na China. Centenas de pessoas vêm sendo investigadas como parte da campanha do presidente Xi Jinping de acabar com a corrupção e desvio de dinheiro público. Alguns críticos, no entanto, acusam o líder de usar a campanha para atacar rivais políticos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja