China: ex-oficial do Partido Comunista é condenado à morte por corrupção

Publicado em 09/10/2016, às 18h31
-

Redação

Um ex-oficial do Partido Comunista chinês foi condenado à morte, com indulto de dois anos, após ser julgado culpado de receber "uma quantidade enorme de propina" e ter rendimentos de fontes não identificadas. Bai Enpei foi senador e chegou a servir como oficial de alto nível nas províncias de Qinghai e Yunnan. Ele teve todos os seus bens pessoais confiscados e foi proibido de se candidatar a um cargo público novamente.

LEIA TAMBÉM

Apesar da sentença de morte, é possível que Enpei não venha a ser executado. Na China, as penas capitais costumam ser transformadas em cárcere privado após dois anos de bom comportamento da parte do condenado.

A condenação de Enpei faz parte de um esquema enorme de combate à corrupção na China. Centenas de pessoas vêm sendo investigadas como parte da campanha do presidente Xi Jinping de acabar com a corrupção e desvio de dinheiro público. Alguns críticos, no entanto, acusam o líder de usar a campanha para atacar rivais políticos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja