China pede que empresas americanas façam lobby contra tarifas de Trump

Publicado em 12/07/2018, às 16h51

Redação


LEIA TAMBÉM

A China pediu nesta quinta (12) às companhias americanas que operam em seu território que façam lobby para dissuadir Trump da ideia de aprofundar uma guerra comercial contra o país asiático.

“Esperamos que as empresas dos Estados Unidos possam fazer mais para pressionar o governo, e trabalhem duro para defender seus próprios interesses”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng.

Gao afirmou que não há negociações entre os dois lados atualmente, acrescentando que “a precondição para negociações é confiança. Pelo que sei, ambos os lados não estão em contato sobre retomar as negociações”.

Na quarta-feira, Pequim disse que vai responder depois que o governo americano levantou o tom em sua disputa comercial, ameaçando com tarifas de 10% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

A China estuda se as barreiras já adotadas afetam negócios americanos em seu território, afirmam interlocutores do governo chinês. Em particular, busca sinais de que companhias dos EUA podem deixar o país, o que seria um revés no esforço para atrair capital estrangeiro e manter empregos. Na sexta-feira (6), os EUA impuseram tarifas de 25% sobre bens chineses totalizando US$ 34 bilhões. 

Durante entrevista coletiva em Bruxelas, que teve como foco a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que trava uma “batalha comercial desagradável” com a China.

Em suas declarações, o presidente americano também criticou a União Europeia, que trataria os EUA de modo “muito injusto” no comércio. Ele voltou a ameaçar impor uma tarifa sobre automóveis europeus vendidos em território americano, caso não ocorram avanços nesse quadro.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros