Redação
Moradores de Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas, amanheceram intrigados nesta quinta-feira, 25, após um ataque que resultou na morte de várias ovelhas. Segundo relatos, pelo menos seis animais foram encontrados mortos em uma localidade conhecida como Assentamento Brasileiro, que fica na zona rural do município.
LEIA TAMBÉM
Imagens encaminhadas ao TNH1 (veja abaixo) mostram os mortos no quintal de uma residência. Algumas ovelhas apresentavam ferimentos graves na região do pescoço e estavam caídas pelo terreno, onde também havia vestígios de lã espalhado.
Após o ataque, o dono dos animais registrou um boletim de ocorrência na delegacia do município. À polícia, ele informou que ouviu latidos de cachorros durante a madrugada, no horário em que o ataque pode ter acontecido.
A Polícia Civil deve investigar o caso. A principal suspeita é de que o rebanho tenha sido atacado por cães errantes (veja mais abaixo).
OUTROS ATAQUES EM ALAGOAS
Em abril deste ano, um ataque semelhante ao registrado em Atalaia também foi relatado por moradores de Craíbas, no Agreste de Alagoas. Segundo os relatos, ovelhas, cabras e galinhas também amanheceram dilaceradas na zona rural do município.
À época, em entrevista à reportagem do TNH1, o médico veterinário e mestre em Ciência Animal, Epitácio Correia, explicou que os animais podem ter sido vítimas de cães errantes.
"Acredito que a causa mais provável seja um ataque por cães errantes. Esses animais, frequentemente, formam matilhas devido ao seu comportamento gregário [que tende a viver em bando]. Em decorrência da ausência de tutores, da socialização limitada com humanos e da falta de acesso regular a alimentos, seus instintos naturais de caça e predação são intensificados, especialmente em grupo, como faziam seus ancestrais, os lobos", explica o especialista, ao citar casos parecidos em outros estados.
LEIA MAIS