Chuva de granizo já surpreendeu 90 municípios do Nordeste em 5 anos

Publicado em 12/01/2024, às 12h47
Reprodução / g1 Ceará -

Agência Tatu

Os estados nordestinos são, geralmente, conhecidos pelo calor e dias de sol em seu litoral, agreste ou sertão. Afirmar que choveu granizo na região pode gerar espanto, no entanto não é raro de acontecer. Pelo menos 90 municípios registraram chuva de granizo nos últimos cinco anos. 

LEIA TAMBÉM

Um levantamento realizado pela Agência Tatu, a partir de portais de notícias, mostra que todos os estados nordestinos já registraram chuva de granizo de 2019 a 2023. A maioria dos casos aconteceu entre novembro e janeiro. No mapa abaixo é possível conferir os registros por município.

Saiba em quais municípios nordestinos já choveu granizo

Nos últimos dias de 2023, a chuva de granizo surpreendeu os municípios de Porto Real do Colégio, Igreja Nova, São Sebastião, em Alagoas; Mata de São João, Jacobina, Ipiaú, Barreiras, Laje, Ilhéus e Caravelas, na Bahia; Paulistana, Castelo do Piauí e Pedro II, no Piauí; Coreaú, no Ceará; Chapadinha e Buriticupu, no Maranhão; e Neópolis, em Sergipe. Confira a lista no final da matéria.

De acordo com a meteorologista Morgana Viturino, do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet em Recife, apesar de não ser frequente de acontecer, a chuva de granizo não é rara na região Nordeste e explica o motivo do fenômeno. “Esse tipo de precipitação ocorre, geralmente, nos meses de transição, final do período seco e início do período chuvoso, momento em que há mais acúmulo de energia na atmosfera. Essa condição potencializa as nuvens de chuva, podendo chover granizo”, explicou.

A meteorologista também detalha o fato da chuva de granizo acontecer na região semiárida. “No litoral, devido à influência marítima, não se tem muita variação de temperatura e umidade. Já no interior, os contrastes são maiores e outros sistemas meteorológicos atuam e que têm o potencial de conterem nuvens mais altas, condições essas que de forma simplista formam o granizo, gotículas de água que passam para a fase sólida e caem”, pontuou Morgana. 

Falta de monitoramento 

Por falta de monitoramento com estações meteorológicas que registrem as chuvas de granizo, o Instituto de Meteorologia (Inmet) não tem dados históricos que apontem todos os locais onde o fenômeno já aconteceu. Por isso, a precipitação pode ter ocorrido em outras localidades, além dessas informadas pela reportagem. 

Saiba em quais municípios nordestinos já choveu granizo:

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática