Chuva: operação de limpeza retira quase 400 toneladas de resíduos na Praia da Avenida

Publicado em 11/04/2021, às 18h15
Itawi Albuquerque / Secom Maceió -

Redação com Secom Maceió

Com as fortes chuvas que atingiram a capital neste sábado (10) e domingo, a quantidade de resíduos nas praias e detritos no Riacho Salgadinho aumentaram de forma significativa. Com isso, a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), intensificou o serviço de limpeza nesses locais.

LEIA TAMBÉM

O objetivo da ação é evitar alagamentos e transtornos à população. Nesse sentido, fazendo o uso de tratores, caçambas e uma pá carregadeira, mais de 15 homens trabalham para fazer a retirada dos resíduos na praia e o desassoreamento do Riacho Salgadinho. Cerca de 400 toneladas de materiais foram recolhidas.


Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

De acordo com Liz Araújo, Diretora de Planejamento e Serviços Especiais, a população deve ajudar no controle desses materiais.

“Muito desses resíduos são provenientes de descartes irregulares feitos por empresas e pela população. Nós pedimos que o cidadão faça a reciclagem, utilize os equipamentos que a Prefeitura disponibiliza e se atente aos dias e horários da coleta domiciliar, pondo seu resíduo para o recolhimento apenas nesse itinerário. Do contrário, continuaremos enfrentando esse problema durante o período de chuvas”, completou a Diretora.

O descarte de resíduos em vias públicas, áreas verdes e córregos é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.

Para consultar os dias e horários que a coleta domiciliar passa em sua região, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600 ou via Whatsapp no 98802-4834.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca