Chuva: poste tomba e fica "colado" em ponte, em São Luís do Quitunde

Publicado em 19/05/2025, às 07h49
- Divulgação

Redação

Um poste de alta tensão tombou em consequência da força da água do Rio Santo Antônio e ficou escorado em uma ponte no povoado Quitunde, em São Luís do Quitunde, no interior alagoano. O registro foi feito no início da manhã desta segunda-feira (19) depois de quase 48 horas de chuvas ininterruptas no estado.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, o rio apresentou elevações consideráveis ao longo do dia de domingo e madrugada, e continua com elevação, o que leva a atenção especial por poder chegar a nível de transbordamento durante o resto do dia de segunda-feira, caso as chuvas fortes continuem na região.

Alerta meteorológico renovado

Na última noite, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta meteorológico para chuvas fortes em Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, destacou que as rodadas mais recentes desses modelos indicavam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados para as regiões ambientais da Zona da Mata (com maior intensidade na metade norte da região) e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió durante a noite de domingo, e se estendendo pela segunda-feira. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de
intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas.
Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".

A Semarh revelou que há elevado risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos riachos e aumenta significativamente o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado há previsão de chuva, porém sem risco associado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil de Maceió orienta população para identificar riscos estruturais em residências Bairros de Maceió mapeados em áreas de risco devem receber vistorias técnicas em maio Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças