Chuvas em MG matam 37 pessoas; 17 mil estão sem casa, diz Defesa Civil

Publicado em 26/01/2020, às 16h39
Reprodução -

Uol

As chuvas que atingem Minas Gerais nos últimos dias causaram a morte de ao menos 37 pessoas, segundo boletim divulgado nesta manhã pela Defesa Civil do estado. À tarde, o órgão informou que 21 pessoas estão desaparecidas.

LEIA TAMBÉM

Pouco antes, o órgão chegou a divulgar que o número de mortes havia chegado a 38, mas atualizou a contagem em uma nova versão minutos depois.

Foi retirada uma morte na cidade de Carangola, cidade a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, ainda seria preciso confirmar se o óbito está ligado às chuvas. Um novo boletim deverá ser divulgado no final da tarde.

No total, 58 municípios foram afetados, de acordo com o órgão. O número citado pela Defesa Civil é o maior do que de cidades declaradas em situação de emergência pelo governo mineiro neste domingo: 47.

A Defesa Civil também informou que mais de 17 mil pessoas tiveram de deixar suas casas:

As mortes em Minas Gerais foram registradas nas cidades de:

Os desaparecidos estão nas cidades de:

Emergência

Em decreto publicado hoje em edição extra do Diário Oficial do estado, o governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em 47 municípios. Também foi determinado luto de três dias pelas vítimas.

Ao declarar emergência no estado, o governo considerou que, desde a última sexta (24), a quantidade de chuva causou "múltiplos desastres —inundações, movimentos de massa, enxurradas e alagamentos— e provocaram grande comoção social, visto que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades inteiras ilhadas, entre outros danos e prejuízos".

"Como consequência desses desastres, resultaram os danos humanos e materiais e os prejuízos econômicos públicos", traz o decreto.

A lista de cidades em situação de emergência do governo não engloba 12 que estão no levantamento da Defesa Civil:

A cidade de Cataguases, que consta na lista de emergência do governo, não está na relação da Defesa Civil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo