Chuvas no RS: Senado reconhece calamidade para dar celeridade ao repasse de verbas

Publicado em 07/05/2024, às 19h14
© Gilvan Rocha/Agência Brasil -

CNN Brasil

O Senado aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro deste ano. O estado tem sido assolado por fortes chuvas e enchentes.

LEIA TAMBÉM

O texto foi aprovado de forma simbólica, ou seja, sem a necessidade de registro de votos, já que a proposta era consenso entre os senadores.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara na segunda-feira (6). Com a aprovação do Senado, o texto agora segue para a promulgação do Congresso. Segundo o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto será promulgado ainda nesta terça.

Na prática, o decreto legislativo permite que o repasse de verbas para o Rio Grande do Sul seja acelerado. Depois de promulgado, o governo poderá publicar medidas com a abertura de crédito extraordinário para atender o estado.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta terça, ao menos 95 pessoas morreram em decorrência das chuvas e enchentes no estado.

O que diz o decreto legislativo - O projeto de decreto legislativo foi anunciado na segunda-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pelo texto aprovado pelo Congresso, os recursos pagos com crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias para atender o Rio Grande do Sul estarão dispensadas de computação nos resultados fiscais.

Na prática, o projeto permite que o governo não precise contingenciar recursos federais para cumprir a meta fiscal de 2024.

Além disso, o decreto legislativo também dispensa o Rio Grande do Sul de restrições relacionadas à contratação e aditamento de operações de crédito, à concessão de garantias, à contratação entre estados e o recebimento de transferências voluntárias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretora de escola morre e 14 ficam feridos em acidente após passeio no Rio Grande do Sul Soldado alega caso extraconjugal após matar vítima em quartel; primo nega e fala em perseguição Seis morrem em acidente entre carro e ônibus no Paraná; crianças estão entre as vítimas Morte de criança após adrenalina: técnica de enfermagem foi alertada por outra sobre medicação na veia