Chuvas persistentes colocam Alagoas em alerta para alagamentos e deslizamentos

Publicado em 19/06/2025, às 13h50
- Foto: Reprodução

Redação

Moradores de várias regiões de Alagoas devem se preparar para mais dias de chuva intensa. A previsão é de que as precipitações continuem até esta sexta-feira (20), com riscos elevados de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), os modelos meteorológicos indicam a permanência de chuvas significativas no Litoral, incluindo Maceió e região metropolitana, além do Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste. Nessas áreas, também podem ocorrer rajadas de vento em pontos isolados.

A causa das chuvas está ligada à atuação de cavados — formações atmosféricas que favorecem a instabilidade — em baixos e médios níveis da atmosfera, especialmente sobre o Oceano Atlântico, na costa leste do Nordeste. Esse cenário estimula a formação de nuvens carregadas e aumenta o potencial para ventos moderados.

As autoridades alertam para a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas com drenagem precária, além da elevação de pequenos riachos e do risco de deslizamentos em encostas. O restante do estado também terá chuvas, mas com menor intensidade e sem risco associado até o momento.

Os níveis dos principais rios de Alagoas seguem sob vigilância. Caso haja necessidade, a SPDEN pode emitir alertas hidrológicos emergenciais. A população pode acompanhar a previsão do tempo e a situação dos rios diretamente no site da Semarh.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE