Ciclone provoca chuva e temperatura cai a 7ºC em SP no sábado (17)

Publicado em 15/06/2023, às 17h06

Folhapress

A formação de um ciclone extraropical, associado a uma frente fria, derruba a temperatura e provoca chuvas extensas até esta sexta-feira (16), principalmente do Sul do país e em boa parte do estado de São Paulo. No fim de semana, a temperatura despenca no Sul e no Sudeste.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a agência Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre os litorais catarinense e paulista, permite maior transporte de umidade do oceano para o continente.

Até esta sexta-feira, o ciclone também deverá provocar fortes ventos, com rajadas que podem superar os 80 km/h na costa sul do país -o Inmet alerta para risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no trânsito e no transporte.

Ciclones extratropicais são sistemas comuns na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. A maioria está ligada a uma frente fria. "Pode provocar ventania intensa e muita chuva, dependendo da sua força e proximidade com o continente", afirma a Climatempo.

Há alerta vermelho "de grande perigo" para o litoral gaúcho e amarelo, de "perigo potencial" para boa parte do estado de São Paulo.

Em Gramado (RS), a temperatura nesta quinta não passa de 14ºC e com tendência de queda acentuada nos próximos dias. No domingo (18), a mínima deverá ficar em 4ºC, com máxima de 12ºC. Em São Joaquim (SC), os termômetros ficarão próximos de 0ºC durante o fim de semana.

Tanto na serra catarinense quanto na gaúcha há possibilidade de geada no domingo. O mesmo ocorre na região sul do Paraná e no Mato Grosso.

O paulistano também deve se preparar para o fim de semana gelado. A tendência na capital paulista, avisa o Inmet, é de temperatura média mínima de 7ºC no sábado (17), também com chuva e 90% de umidade do ar.

"A sensação de frio será acentuada pelos ventos de sudeste que passam a soprar contra a costa paulista", afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.

No domingo, a mínima sobe um pouco (poderá atingir 10ºC), mas a máxima não passará de 18ºC durante o fim de semana, que terá muitas nuvens, mas a chuva diminui e será isolada.

No litoral, há tendência de dias chuvosos até domingo, mas com menos intensidade do que registrado desde o início da semana. Na praia de Juquehy, em São Sebastião, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) houve o registro de 234 mm de chuva acumulada.

Em São Sebastião, houve registros de alagamentos e as aulas na costa sul foram suspensas. "Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção em áreas vulneráveis, pois há risco para transtornos", alerta a Defesa Civil estadual.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário