Ciclone que atingiu RS pode chegar em SP, RJ e MG

Publicado em 18/01/2024, às 20h45
Em São Paulo, a chuva deve começar na sexta-feira (Cesar Lopes / PMPA/ Defesa Civil de Porto Alegre/Divulgação) -

Folhapress


LEIA TAMBÉM


O ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias tem previsão de trazer chuvas a São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta sexta-feira (20) e no final de semana, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Os estados do Sudeste, com exceção de Espírito Santo, devem ter temporais. Apesar das chuvas, o clima continua quente nesses locais, com sensação de tempo abafado ao longo do dia. A combinação de calor com alta umidade do ar pode favorecer os temporais.

Há risco de ventos fortes sobre a região metropolitana de São Paulo. A ventania pode ocasionar transtornos como queda de galhos e árvores, em torno de 71 km/h a 90 km/h. No litoral de São Paulo, os acumulados podem ficar em torno de 180 mm e 200 mm.

A região sul continuará com chuvas volumosas nesta quinta-feira (18). Os temporais estão previstos para o norte do Rio Grande do Sul, leste e sul de Santa Catarina e leste do Paraná.

O Sul Fluminense e a região metropolitana do Rio de Janeiro podem ser os mais afetados nesta sexta. Ventos intensos e queda de granizo com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos podem ocorrer. 12 pessoas morreram com as chuvas no RJ esta semana.

Em Minas Gerais, os riscos de estragos são baixos. A chuva ficará entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e com ventos intensos. No entanto, com pouca chance de alagamentos ou consequências mais graves.

Além de estados no Sul e Sudeste, outras partes do Brasil tem risco potencial. Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas também terão chuvas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário