Cid Moreira: Filhos não vão a velório e declaram guerra à viúva na Justiça

Publicado em 04/10/2024, às 08h54
Cid Moreira, que morreu nessa quinta, aos 97 anos, na bancada do Jornal Nacional | Foto: Reprodução/ TV Globo -

Notícias da TV

Filhos de Cid Moreira (1927-2024), Roger Naumtchyk e Rodrigo Moreira pediram na Justiça a abertura do inventário do jornalista. Os herdeiros da fortuna fizeram acusações contra a viúva do apresentador, Fátima Sampaio, e solicitaram que a administração dos bens fique a cargo de Roger. Os dois decidiram não comparecer ao velório do pai.

LEIA TAMBÉM

O Notícias da TV apurou que Roger e Rodrigo declararam pobreza e afirmaram que não têm condições financeiras de arcarem com as despesas do processo. Eles apresentaram o pedido apenas oito horas depois da morte de Cid Moreira ser noticiada. A dupla teme que os bens do pai caiam nas mãos de Fátima, a quem acusam de maus-tratos e de supostamente roubar bens do âncora.

O advogado que representa os filhos argumentou que a viúva deu entrevista ao programa Encontro com Patrícia Poeta, nesta quinta (3), e insinuou que os descendentes não poderiam comparecer à despedida. Diante da apresentação deste documento, Roger terá um prazo para mostrar à Justiça um possível testamento deixado pelo patriarca.

A lei brasileira determina que a vontade expressada em testamento seja respeitada. Segundo a legislação, Fátima Sampaio é configurada como meeira, ou seja, ela possui metade dos bens do falecido. Não em decorrência da morte, e sim, pelo regime de bens adotado na união matrimonial.

Já Roger e Rodrigo são os herdeiros legítimos. Eles têm direito à segunda metade do que for deixado por Cid Moreira, que equivaleria a 25% para cada. Mas a divisão vai depender do que estiver escrito em um testamento. Na ausência do documento, a lei determina os herdeiros na seguinte rodem: cônjuges, descendentes (filhos), irmãos, sobrinhos, tios e primos.

Cid Moreira morreu de quê?

Cid Moreira morreu na manhã desta quinta (3) em decorrência de problemas renais. O jornalista e primeiro apresentador do Jornal Nacional estava internado há semanas no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele era casado com Fátima Sampaio e teve três filhos; dois de relacionamentos anteriores, e um adotado.

"Muito pesar que a gente anuncia a partida do Cid, um dia triste para o Brasil inteiro. Ele já tinha 97 anos, era uma idade avançada, e chegou com um quadro de insuficiência renal. Fazia diálise em casa, até por uma questão de conforto", explicou o médico Nélio Gomes Júnior, em entrevista ao Encontro, na Globo.

"Ele apresentou um quadro de periodontite, associado a uma infecção urinária, junto com um desgaste natural do organismo. Ele usou muito antibiótico [nas últimas semanas]", acrescentou o responsável pelos últimos cuidados do jornalista.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas Grávida de gêmeos viraliza após mostrar técnica inusitada para evitar parto prematuro; veja O que os brasileiros mais procuraram em 2025? Google divulga ranking com surpresas Ícone nacional vai ganhar um parque temático no Brasil; veja detalhes